Acho que, entre todos os filmes que já vi, este é o que chegou mais perto de ser classificado como algo criminoso. Normalizar, romantizar e exaltar a insanidade é o cúmulo da regressão humana. E tudo isso apenas em prol de uma filosofia de boteco que almeja soar transgressiva. Lamentável qualquer admiração a este trabalho.
Um tema pertinente com abordagem equivocada. A montagem dedica tempo demais a acompanhar Estamira no meio daquele cenário degradante e parece conivente com os absurdos que ela profere, em que pese a sua sanidade comprometida. Tivesse investido em uma estrutura narrativa mais robusta em vez de uma colagem de momentos, funcionaria melhor.
'Neste mundo de maldades não tem mais o inocente. O que tem, isto sim, por todo lado, é o esperto ao contrário'. Muita sabedoria em poucas palavras na história de Estamira e o aterro sanitário, que mostram a realidade do povo deixado à própria sorte.
Uma pobre Sra. desequilibrada, com história triste de vida, pronunciando impropérios e alucinações, enquanto cenas deploráveis de pessoas miseráveis que vivem do lixo são mostradas na tela. Enfin, um documentário "esperto ao contrário"! Apelação Pura!