
- Direção
- Robert Rossen
- Roteiro:
- Sidney Carroll, Robert Rossen, Walter Tevis (romance)
- Gênero:
- Drama
- Origem:
- Estados Unidos
- Estreia:
- 31/12/1969
- Duração:
- 134 minutos
- Prêmios:
- 19° Globo de Ouro - 1962, 34° Oscar - 1962
Lupas (12)
-
Chato e cansativo, bem chatinho, enfadonho, falta carisma aos personagens, falta um roteiro mais atraente, falta drama. A tradução do título em português é bem irônico, ''Desafio a corrupção'' uma vez que o protagonista é o típico malando, vagabundo, bêbado e que bate em mulheres, um retrato do típico orgulho masculino ferido, ambição desmedida e vício no jogo, nojento, repugnante, qual corrupção está desafiado, a não ser a de seu próprio caráter. Triste desfecho, insosso como todo resto, Chato
-
No início achei que seria apenas uma biografia do Baianinho de Mauá, mas após o aparecimento de Sarah o filme ganha ótimos contornos
-
Quando foi que Hollywood deixou de fazer filmes como esse? Sério, importante, Adulto....
-
Problemático nos saltos temporais que soam bruscos, mas que são recompensados pela ótima decupagem e fotografia que aproveitam muito bem o extenso espaço do cinemascope com planos abertos. A história é bem semelhante com a de Corpo e Alma, apresentando os dilemas e as inquietações de um homem no mundo dos jogos. A autodestruição do protagonista é acompanhada amargamente pelo espectador, que também é agraciado pelas atuações formidáveis de Paul Newman e Piper Laurie.
-
Antes desse revi o do Scorsese que foca num embate geracional e na presença impactante do Newman. Esse do Rossen é um drama tocado pelo cinema noir e mais intenso, sem tanta confrontação e deslumbramento pelo poder. Gosto de ambos!
-
1o Rossen q vejo e q grata surpresa! 1o q filme de sinuca é mto style. Não é lá um filme de jogadas incríveis, mas tem várias bem legais (c/os próprios atores!), sem cair no exagero. Mas não é só um filme de esporte estiloso, a parte dramática é mto boa tb. Excelente a personagem de Piper Laurie (embora dê uma forçada no final, mas justo), o papel meio Mefistófeles de G.C.Scott, Minnesota Fats e todo o universo da trambicagem e da sinuca. Mto legal tb ver como o Scorsese atualiza e recria essa h
-
Diálogos intensos, encenação rigorosa, atuações enérgicas. Um filme que transpira melancolia e desespero em cada plano. Filmaço!
-
21/12/10
-
Após muitas tacadas e doses de whisky, percebemos que não é apenas um jogo de sinuca, mas sim a busca do homem por sua dignidade! O elenco é simplesmente genial!
-
Roteiro, trilha sonora e diálogos, tudo dentro do razoável. Uma autentica lição de como se faz CINEMA. IMPERDIVEL
-
Paul Newman tá foda,e antes de ser um dos melhores filmes de esporte,é um puta drama.
-
Interessante demais, envolve desde o primeiro minuto, é muito profundo e revelador - mesmo sem dizer às claras - em termos de convivência entre os personagens. Tem um estranha escolha de roteiro, o clímax é logo na primeira metade, depois vem uma longa construção da história. As sequências de sinuca são boas pra cacete, mostram o esporte e o ambiente em torno, detalhes realistas são destacados. Alto nível.