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8,3
Média
457 votos
?
Sua nota
Direção
Federico Fellini
Roteiro:
Federico Fellini (argumento e roteiro), Ennio Flaiano (argumento e roteiro), Tullio Pinelli (roteiro), Brunello Rondi (roteiro)
Gênero:
Drama, Fantasia
Origem:
França, Itália
Estreia:
31/12/1969
Duração:
138 minutos
Prêmios:
36° Oscar - 1964

Lupas (50)

  • 2022 Junho - 049

    Garcez Filho, Carlos | Em 13 de Junho de 2022 | NOTA: 5.0
  • O real. o delírio, o sonho, a imaginação. "8½" não é apenas um filme. É um manifesto, uma expiação, explosão do universo imagético. Um grito de liberdade em favor da arte como matéria-prima da vida. Suas imagens, sua música, seus diálogos; até seus meros detalhes, sua época - tudo na mais perfeita harmonia para se criar uma obra reflexiva, absoluta e atemporal. Um fluxo de paixões, emoção, criação, esperança. Um novo e gratificante deleite a cada revisão.

    Zacha Andreas Lima | Em 23 de Janeiro de 2022 | NOTA: 10.0
  • Uma das coisas mais chatas que já vi. Daqueles filmes que a gente vê mexendo no celular. Nine é um ramake e consegue ser menos ruim. E olha que Nine é um musical.

    Thiago13 | Em 23 de Dezembro de 2021 | NOTA: 0.5
  • Filme complexo e que pode gerar várias interpretações, certamente você terá que assistir mais de 1 vez para entender a mensagem passada. Filme tem cenas memoráveis como as recordações de criança do Guido, o banho de tina, a descoberta dos desejos com a Saraghina(cena incrível), a educação católica rigida na adolescência. Os devaneios de um homem que se imagina rodeado de mulheres. Enfim, acho que nada no filme foi real, tudo não passou de sonhos e pesadelos numa mente conflituosa.

    Rodrigo Carlos de Souza | Em 13 de Janeiro de 2021 | NOTA: 9.0
  • Obra-prima. Aham, tá...

    Lucas Santos | Em 12 de Maio de 2020 | NOTA: 5.0
  • Existencialismo, crise, metalinguagem. Se o começo do filme é tão onírico e mágico, a chatice do protagonista e seu machismo explícito irritam lá pelas tantas, mas ao final, de forma arrebatadora, consegue traçar um homem despido, com suas imperfeições e dramas, dialogando com a arte numa coreografia de imagens muito bem filmadas. Imperdível! "Asa nisi masa"!

    Alan Nina | Em 18 de Abril de 2020 | NOTA: 9.0
  • A tormenta ininterrupta na vida e mente daquele que deve criar, imaginar, sentir. Das obras mais pessoais que foram realizadas, com muita beleza, sensibilidade e acidez na medida certa. A relação com as mulheres, a rigidez da religião católica, a infância, os prazeres, os pais, amigos, a profissão, sonhos, as dúvidas... tudo é preenchido pela mágica das mãos de um dos maiores autores do cinema. Obra-Prima irretocável.

    Daniel Borges | Em 12 de Abril de 2020 | NOTA: 10.0
  • Belas imagens em preto e branco, bons diálogos, mas um pouco cansativo. Há melhores Fellini.

    Clodio Pereira de Almeida | Em 20 de Agosto de 2019 | NOTA: 7.0
  • Você precisa assistir 8½ dez vezes para começar a dissecá-lo. Estou na sétima, ainda.

    Douglas Rodrigues de Oliveira | Em 19 de Abril de 2019 | NOTA: 9.5
  • Sustentado mais por diálogos do que pela estética onírica (contrariando os ótimos primeiros minutos), Fellini constrói um filme que pode ser mágico para uns, e burocrático para outros. Para mim foi os dois.

    César Barzine | Em 14 de Outubro de 2018 | NOTA: 7.5
  • Eu sei que é considerado uma grande obra-prima, só que eu achei chato paca...

    Alejandro Javier | Em 25 de Fevereiro de 2018 | NOTA: 6.0
  • Mesmo sendo difícil de entender na primeira experiência, já se sente que essa não é uma obra como outra qualquer. Que fotografia, que trilha sonora, que sequências...

    André Araujo | Em 02 de Dezembro de 2017 | NOTA: 9.0
  • Uma das melhores definições de como a câmera pode passar de mero instrumento produtivo de filmagem para encontrar-se novamente em um novo papel, inusitado e desabituado de seu enfoque natural, vindo-a-ser personagem integrante.

    Guilherme Moreira | Em 20 de Agosto de 2017 | NOTA: 8.0
  • alguns cenas ate com algum valor, mas o de forma geral é um tédio. Parabéns aos guerreiros que conseguiram terminar de assistir.

    Phellipe Araujo | Em 13 de Agosto de 2017 | NOTA: 4.0
  • Cinema de cunho altamente pessoal, uma jornada dentro da vida de Fellini, suas alucinações, desejos, temores, um encontro entre o passado, presente e um futuro de certa forma utópico perfazem um filme que talvez não tenha nada a dizer mas é a representação mais fiel da dança da vida.

    Eliezer Lugarini | Em 10 de Junho de 2017 | NOTA: 8.5
  • 05/12/04 - Como de costume, Fellini utilizou cenas inesquecíveis, belas mulheres e grande atuação de Mastroianni para fazer uma declaração de amor ao cinema.

    Eduardo Scutari | Em 24 de Abril de 2017 | NOTA: 9.5
  • Se é um grito, eu devo estar surdo.

    Vinicius Lins Magno Ferreira | Em 04 de Abril de 2017 | NOTA: 5.0
  • Sentimentos, preocupações, desejos, nunca foram tão bem dissecados e representados como aqui.

    Leandro Martins | Em 27 de Dezembro de 2016 | NOTA: 10.0
  • Como um filme tão irritante, cansativo e incoerente pode ainda fazer tanto sentido? E sentido não apenas em relação a si próprio, mas em relação a mim.

    Luís F. Beloto Cabral | Em 29 de Janeiro de 2016 | NOTA: 10.0
  • Um diretor em crise criativa. Um homem na angústia de um casamento em ruínas. Um ser de espírito dividido em pedaços como um espelho quebrado. Um filme (inexistente) que tenta juntar as peças. 7 anos de azar? - Não. - 8 e meio.

    Luis Felipe | Em 28 de Janeiro de 2016 | NOTA: 9.0