- Direção
- Roger Allers, Rob Minkoff
- Roteiro:
- Linda Woolverton (roteiro), Jonathan Roberts, Irene Mecchi, Burny Mattinson (argumento), Joe Ranft (argumento), Gary Trousdale (argumento)
- Gênero:
- Aventura, Fantasia, Musical, Animação
- Origem:
- Estados Unidos
- Estreia:
- 26/08/2011
- Duração:
- 89 minutos
- Prêmios:
- 52° Globo de Ouro - 1995, 67° Oscar - 1995
Lupas (78)
-
Clássico absoluto para todas as idades, que não envelheceu um dia nos quase 30 anos do lançamento, marcou e definiu minha geração (era meu preferido na infância), além de ser a última obra-prima em estilo "tradicional" da Disney. Difícil até acreditar que o estúdio não botava fé no projeto, devido aos temas demasiado adultos, influência shakespeariana e peso dramático da obra. Tudo isso, porém, muito bem balanceado com personagens carismáticos, humor e músicas excelentes de Sir E. John.
-
Esse filme ajuda a moldar caráter. Uma experiência inesquecível. O filme mais religioso da Disney. "Você esqueceu quem você é..."
-
O rei dos filmes de animação. Um dos melhores filmes do mundo!
-
A melhor animação de todos os tempos.
-
Não lembrava como era bom Rei leão, a animação e linda, as músicas são maravilhosas, os personagens que todo mundo conhece são muito bons, tem um dos melhores vilões da Disney, tirando a parte que é uma animação meio apressada e tem uma luta final chatinha, é uma animação perfeita.
-
Impossível não se emocionar a cada revisão desta obra-prima: história maravilhosa (e suas lições atemporais), personagens inesquecíveis e animação marcante - tudo rigorosamente em seu lugar. Marcou e continuará marcando gerações de cinéfilos. Imortal!
-
O grande filme da infância daqueles que nasceram entre o final da década de 1980 e o comecinho dos anos 90.
-
Filme pra ver com o coração, deixar ele te possuir e quando acabar, se entristecer por isso.
-
O Maior da Disney.Perfeito.
-
Infelizmente, todas as animações da Disney que lançarem depois desse vão ficar na sombra!!!
-
Difícil dizer o que é melhor nesse filme. Roteiro poderoso e perfeitamente construído, ótimo elenco de dublagem e uma linda trilha sonora. Um dos maiores filmes que o cinema já fez.
-
Difícil classificar este filme, por toda a carga de nostalgia que ele carrega. Passados tantos anos, a impressão que fica é que nada é capaz de apagar seu brilho, a não ser sua curta duração. A dublagem brasileira provavelmente é a melhor do mundo.
-
Faz jus demais ao título de clássico. Design magnífico, cheio de cenas simbólicas e diálogos inteligentíssimos. Fora o carisma das personagens. Só não acho perfeito por conta da cena da confissão do Scar. Esperava uma resolução executada com mais calma.
-
Em face à crise existencial da Geração X após as transgressões da contracultura, Disney atualiza Shakespeare em uma fábula evocativa e muito bem estruturada sobre o ciclo da vida. Conservador mas talvez o filme mais realista sobre a juventude noventista.
-
Clássico eterno da infância. Maravilhoso e com diversão e história para agradar a qualquer um. Abraços!
-
Belíssimo, emocionante, profundo e pedagógico. Uma combinação harmônica de animação clássica Disney com musical que cria uma das maiores obras-prima de ambos os gêneros.
-
Quem nunca chorou quando mufasa morreu?
-
Alegoria antropomórfica de encanto e validade atemporal. Impossível não se derreter por Simba, não detestar Scar e não rir com Timão e Pumba.
-
Arrogância dos usuários do CP é o sentimento que caracteriza a falta de humildade de que cada um dos participantes, com algumas exceções. É comum conotar a pessoa que apresenta este sentimento como alguém que não deseja ouvir os outros, aprender algo de q
-
Are you talkin' to me?