Kubrick é realmente um diretor fora do comum. Um gênio. Daqueles que expande ao máximo o significado de seus filmes. De olhos bem Fechados é uma espécie de drama que utilza de um erotismo não vulgar pra nos revelar que nem todas as familias burguesas de hoje são perfeitas, pelo contrário, o casal Alice Harford (Nicole Kidman) e Dr. Bill (Tom Cruise) se revela longe de uma perfeição aparente, mostrando-se suscetíveis à tentações extra-conjugais, mesmo se amando, mesmo tendo uma linda filha de sete anos, mesmo sendo bem sucedidos estão sujeitos a um desgaste, digamos natural do casamento, os acontecimentos dos dias em que se passam o filme colocarão à prova o amor que essas duas pessoas sentiam um pelo outro.
Baseado no romance "Traumnovelle" de Arthur Schnitzler, o filme trata da história de Bill Harford, médico bem sucedido, casado com uma linda mulher, com a qual tem uma filha, a meiga Helena Harford . Após uma festa, algo passa a pertubar o sólido relacionamento do casal, diante disso, Alice confessa ter tido atração e fantasias sexuais com outro homem, ao mesmo tempo que questiona a fidelidade de Bill. Confunso, Bill vai atrás de um velho amigo de infância Nick Nightingale, por intermedio deste, conhecerá um mundo de fantasia, uma "seita bacânica" onde todos terão de ficar "de olhos bem fechados".
A direção e roteiro de Kubrick, como de costume, demonstram-se extremamente segura, tanto na maneira calma como vai construindo a personalidade de seus personagens, e na forma como a história vai se encaminhando. Seu controle da situação nos encaminha para um final misterioso, onde todos - exceto o própio Bill - parecem ter alguma ligação com a tal "seita". Como explicar o olhar provocador da jovem e bela filha do dono da Loja de Fantasias, a mesma que orienta que Bill escolha determinado tipo de capa, que por coincidência era igual a dos membros da seita? E a prostituta? E a filha de seu paciente? Seriam essas pessoas também, assim como Victor Ziegler (o diretor Sydney Pollack), membros da seita?
As atuações são excepcionais, unicamente de Cruise e Nicole, entrosamento perfeito em todas as cenas. Destaque para a longa e dificílima cena em que após ter fumado maconha, Alice, numa brilhante atuação de Nicole, expõe algo inimaginável para Bill, sua atração por outros homens, algo que o deixará extremamente perturbado. Já Cruise revela toda sua qualidade principalmente nos instantes finais, quando se vê em uma complexa situação onde pode sua vida e de sua filha família ficar em risco.
Tecnicamente o filme é sensacional, sem meias palavras. Tanto na Fotografia serena de Larry Smith, com ênfase nas cores azul e vermelho, quanto nos belos Figurinos de cada membro da seita. Destaque-se também a ótima Trilha Sonora, que serve em certos momentos pra aumentar a sensação de dúvida e incômodo passados por Bill após a briga com sua esposa.
Enfim, De Olhos Bem Fechados fecha com categoria a brilhante filmografia de um dos mais talentosos diretores que já existiram, um homem que alçou os limites da linguagem cinematográfica a posições incríveis. É um bom filme, apesar de que não chega nem perto de dos três principais títulos do diretor: 2001 - Uma Odisséia no Espaço, Laranja Mecânica e Dr. Fantástico. Kubrick fecharia sim sua carreira, com mais uma obra-prima se estivesse vivo para terminar A.I.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário