Um grande filme,perfeito blosckbuster,e ainda,um filme para nos levar a ver um dinossauro pela primeira vez!
Eu não sei se há alguém vivo que ainda não tenha assistido a esse filme,mas mesmo assim vou dar-lhes um resumo rápido.É a história de um grupo de pesquisadores incluindo paleontólogos que são levados por meio de um milhonário,à uma ilha que está cheia de dinossauros,um park,só que o que era pra ser uma siples jornada de conhecimento no park ,acaba se tornando uma das maiores aventuras da história.
Eu sou fã desde criançinha,e acho que a maioria da minha idade ou mais também é.E quando eu vi pela primeira vez a cena em que o primeiro dinossauro aparece ,ufa,ainda hoje não consigo descrever a emoção que foi.
Os atores estão todos ótimos.Sem nenhuma essessão,até as crianças estão perfeitas em seus papéis.Isso porque todos foram escolhidos propositalmente por não serem astros de cinema famosos,pois Spielberg achava que não sendo famosos a platéia se identificaria mais com eles,e que,por assim ser,eles também transmitiriam emoções mais realistas a platéia.
A direção está simplesmente perfeita!Um dos melhores trabalhos de Spielberg,ele combina pitadas de suspense com ação e aventura,e tudo acaba se transformando em um "mix",que é conduzido com maestria por um dos maiores mestres da sétima arte.
Os efeitos são o mais importante do filme,e olha,são mais que maravilhosos e perfeitos,não consigo achar nenhuma palavra para definí-los,mas seja lá qual for beira a divindade.Até hoje os efeitos são reais,isso sem contar que o filme começou a ser gravado três anos antes de seu lançamento em 1994.Eu particularmente acho que esses efeitos são tão importantes quanto os de 2001:UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO,obra prima de Kubrick que revolucionou o jeito de olharmos os efeitos visuais.A equipe trabalhou com tudo que mais havia de novo na época,e,não decepcionou em nada.Foram quase os pioneiros do GC,que foi usado primorosamente por quase a mesma equipe em TERMINATOR 2,que também foi uma revolução nesse quesito.E no filme de Spielberg,tudo está perfeito,cada movimento,cada respingo de água que os dinossauros dão foram torturantemente trabalhados dis e noite para que tudo saísse extremamente perfeito,pois Spielberg não queria que a platéia assistisse a monstros brigando e beirando o surrealismo com já tinham sido mostrados no pioneiro O MUNDO PERDIDO de 1925,e em KING KONG de 1935.Mas Spielberg não ignorou-os,pelo contrário usou eles de base para que seu filme mostrasse mais o lado animal dos dinossauros que o lado "monsttro"por assim dizer deles.E foi por compor o lado naturalistas desses imensos animais que ele nos maravilhou com um dos maiorees filmes já feitos.
E o filme,vem sendo feito À 65 milhões de anos,com o apresentador diz em um documentário sobre ele.E isso é a mais pura verdade.Grandioso do início ao fim,não consigo me imaginar hoje sem ter passado por uma das melhores experiências cinematográficas que já vivenciei.
os trechos que seram exibidos agora condizem com os bastidores do filme.
PRÉ-PRODUÇÃO
Steven Spielberg desde pequeno já se maravilhava com dinossauros,foi em um pequeno museu um certa vez,que ele teve o seu primeiro cotato com essas criaturas,e segundo ele um Triceratope de chumbo,que ele ficou maravilhado por descobrir que criaturas extremamente maiores que nós já viberam e dominaram a terra.E não só ele,desde o primeiro fóssil encontrado,cada ser-humano que já viu um osso de dinossauro teve a vontade,pelo menos um vez,de ver um ,ou pelo menos saber,como eram realmente.
E foi movido dessa curiosidade que Spielberg decidiu fazer um filme sobre isso,ainda mais depois que o romance de Michael Crichton o foi apresentado.Mas Steven não queria só fazê-lo,queria que todos que,ao assistirem,tivessem uma emoção única,nunca presenciada antes.
E Spielberg,já estava trabalhando em um projeto com Crichton,quando descobrio que o mesmo,estava trabalhando em um mundo diferente,o mundo dinossauro.E isso fascinou Spielberg,que o convidou para trabalharem em um filme sobre o assunto,e depois de aceita a proposta,foi correndo direto pra casa desenhar STORYBOARDS de cenas que ele imaginava que gostaria de por no filme,sem antes saber o que havia no livro.E isso foi maravilhoso,pois assim surgiaram algumas das melhores cenas de todo o filme,como a perseguissão do T-REX ao carro,entre outras.
e,uma das maiores inspirações de Spielberg para fazer o filme,sem dúvida foi o KING KONG,de 1935,que quando criança ele cultuava,principalmente a cena da luta com o dinossauro.E em seu filme Spielberg faz menções a isso,colocando em seu roteiro como quando um dos personagens diz:o que tem aí?Um king kong?E depois de ver um boneco em tamanho real do King Kong,isso aumentou ainda mais as expectativas de Spielberg em torno do filme,e chamando Bob Gehr, o mesmo que criaste o gorila gigante tentou ver se podiam fazer o msmo com JURASSIC PARK,primeiro cogitou se era possível fazer todos os animais do filme em tamanho natural,só que é claro,não era possível,mas pelo menos alguns ele tinha o passe livre para fazê-los.
A segunda parte da organização do filme,ara os efeitos especiais,que acabariam sendo o mais importante da película.E como Spielberg é Spielberg,chamou os principais feras da área que estavam em atuação para ficarem encarregados dessa parte.Cras como Stan winston,Phil Tipett,Denis Muren e Michel Lantieri.
PRODUÇÃO
A busca por uma locação adequada não foi muito difícil,mas também sem sombra de dúvidas,foi maravilhosa,os lindos lugares,e as lindas paisagens contribuíram e muito para o sussesso do filme.O lugar escholhido foi a ilha Kauai no Havaí.Depois da escolha dos lugares em que seriam filmadas as cenas externas,a equipe voltara para o estudio,para filmar quase 80% do filme.
Os atores ,como já havia dito antes,foram escolhidos principalmente por não srem famosos,o que também contribuiu para que o filme tivesse tanto sussesso.
Algo interessante de saber,é que para a equipe de efeitos visuais o mais difícil de fazer foi o copo da água tremendo.Ironicamente,os caras faziam dinossauros andar e não conseguia fazer um simples compo de água tremer.Mas um dos membros da equipe ao voltar para casa,ainda trabalhando na questão do copo,pegou um violão e pôs um copo d'água em cima dele,e ao balancar as coradas percebeu que dava o efeito tão desejado pelo diretor,que dera a idéia.E sendo assim,levou um monte de cordas de violão para o estúdio e colocou um homem embaixo do carro,e envolvel todo o carro com as cordas,e o homem que estava embaixo as movia na hora da cena,simplesmente espetacular.
Outra curiosidade,é que o final do filme não era o final do livro.Spielberg resolvel mudar,depois que percebeu,que ao gravar a cena do T-REX atacando o pessoal no carro,esse acabaria se tornando a "estrela" do filme,e que deveria aparecer novamente em uma façanha heróica.E depois de muita discussão acabou que a cena se tornou um dos melhores momentos da pelícual inteira,quando o T-REX "salva" por assim dizer os visitantes das garras dos velociráptors.
PÓS-PRODUÇÃO
Michel Kahn. o editor do filme junto com Spielberg tiveram um longo trabalho,ao ter que editar a maioria das cenas,onde os atores aparecem juntos ao nada,correndo do nada e por aí vai.Mas depois de muito esforço editaram e acabou saindo de um jeito que a equipe de efeirtos especiais não precisou fazer muito esforço para deixar o resto bom.
Os efeitos visuais,que coisa não.Acho que já falei muito deles e portanto não irei falar mais,pois só eles foram responsáveis de quase 90% do filme e fizeram isso sem nenhum defeito sequer.
Os efeitos sonoros são maravilhosos,e ajudam e muito o filme,o editor de som,aptou vários sons de vários animais diferente,e depois os misturou acabando dando os sons nunca imaginados por ninguém.O som do velocirápitor pra vocÊ ter uma idéia era o de um grito de um golfinho debaixo d'água misturado com o rugido de um leão marinho.
FILME
É por essas e outras que eu considero este filme extremamente perfeito,sem contar que ainda depois disso tudo ,sobrou espaço para uma bela discussão de homem vs. Deus.
Esse eu recomendo!
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário