Que Steven Spielberg é um dos maiores cineastas que existe, não há menor dúvida. Mas até mesmo os grandes nem sempre acertam. E Lincoln , mesmo não sendo um filme ruim, está muito longe de ser um dos melhores do diretor. É um bom filme, e não passa disso. O filme se passa no final do segundo mandado de Abraham Lincoln quando há a Guerra Civil Americana e quando ele tenta abolir a escravidão.
O melhor do filme é sem sombra de dúvida as atuações. Daniel Day-Lewis nos entrega mais uma excelente atuação. É incrível que em todos os filmes que já assisti com ele, todas as atuações são no mínimo ótimos. Ele não tem nenhuma atuação ruim. E os filmes também, sempre o mínimo bom. É como o Silvio Pilau falou: " E Daniel Day-Lewis, bom, só pode ser alienígena." O andar, a fala, tudo está excelente, grande atuação. Os coadjuvantes também brilham, com destaque pra Sally Field em mais uma ótima atuação e Tommy Lee Jones em mais uma grande atuação. Não é à toa que os dois foram indicados ao Oscar. Destaco também as atuações de David Strathairn, James Spader, John Hawkes, Lee Pace, Hal Holbrock e Jackie Earle Haley.
Mas infelizmente nem todos estão bem. Um desses é Joseph Gordon-Levitt, que já mostrou o seu talento em vários outros filmes e aqui não tem uma boa atuação. Isso é principalmente porque o seu personagem aparece bem pouco e quando parece é muito mal utilizado. Outro problema do filme é o excesso de personagens, em vários momentos ele é um pouco confuso e cansativo também. Tecnicamente falando o filme é impecável. Tem uma maravilhosa direção de arte (muito merecido o Oscar), ótima e belíssima fotografia. Figurino, edição e mixagem de som e maquiagem também estão ótimos. A trilha sonora, apesar de não ser um brilhante trabalho do mestre Jonh Williams é boa, mesmo não sendo ótima.
Um dos maiores problemas de filme é o seu roteiro. Escrito por Tony Kushner, com quem o diretor já tinha trabalhado anteriormente no excelente Munique , ele é bem mediano. Se o roteio é mediano, a direção também é mediana. Aqui Spielberg fez uma das sua direções mais fracas. Às vezes nem parecia que era um trabalho dele. Nem indicado ao Oscar ele deveria ter sido.
Mesmo com vários problemas, poderia e deveria ter sido um filme bem melhor, Lincoln é um bom filme. Principalmente por causa de uma parte técnica impecável, grande elenco, com atuações acima da média, principalmente Daniel Day-Lewis em uma excelente atuação, uma das melhores que já vi. E quase todos os coadjuvantes estão muito bem. Está muito longe de ser um dos melhores filmes do diretor, mas não chega a ser ruim e nem mediano, é apenas um bom filme, só isso.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário