O que é mais importante: As experiências que você vive, ou as coisas materias que você possui?
Para começar, "Um Olhar do paraíso" (The Lovely Bones) é um filme baseado num livro de mesmo nome e é dirigido por Peter Jackson, o mesmo diretor de filmes de sucesso como O Senhor dos Anéis, King Kong e Almas Gêmeas.
Depois de ler algumas críticas pela internet perdi as esperanças de ver um filme bom. Fiquei conhecendo "Um Olhar do Paraíso" quando o filme estava em produção, pois sou fã do diretor Peter Jackson, se bem que, na minha opinião, o diretor errou um pouco a mão em King Kong. Bom, o filme acabou sendo mas do que eu esperava. Pelo que li nas criticas por ai, percebo que os criticos ficaram um pouco cegos ao ver esse novo filme de Peter Jackson. TODAS abordam uma visão superficial da obra, analisando somente as imagens e montagens do filme, ou olhando a história de maneira equivocada, se focando na trama em si e deixando de lado a verdadeira mensagem, que o diretor tenta passar durante TODO o filme, inclusive na frase final dita pela personagem Susie Salmon desejando para nós "uma vida longa e feliz".
A mensagem que o diretor tenta passar é a importância de uma vida, coisa que anda meio esquecida nos dias de hoje. Mostra a morte de meninas que tiveram poucos anos de vida, que morreram muito jovens e viveram poucas coisas, não tiveram sonhos e nem "primeiros beijos". Quando Susie morre, ela vai para um lugar entre o Céu e a Terra onde, junto com uma amiga misteriosa, vive em um mundo dela, perfeito, que ela, sendo ainda muito jovem, cria para suprir os momentos de vida que perdeu e para ficar ligada com a Terra, onde ela deixou algumas coisas pendentes. Logo o que vemos é a vida seguindo sem a menina, seu assassino perseguindo outras vitimas e sendo esquecido pela polícia (o que acontece muito). Acontece então um sentimento de vingança pelo fantasma de Susie, o que é muito triste para um espírito, que acaba por alimentar o sentimento de seu pai e o coloca numa péssima situação. Susie então continua vigilante, dando conforto para seus familiares e conhecendo mais o passado de seu assassino. No final do filme, descobrimos que o vizinho misterioso não matou apenas Susie, mas várias outras garotas, entre elas uma menina de seis anos, que tiveram suas vidas interrompidas. Susie encontra todas as meninas que estão prontas para irem pro Céu, porem Susie ainda tem uma coisa importante para resolver, e está ai o ponto alto da história. Tudo nos leva a pensar que Susie está voltando para ajudar seus pais a encontrarem seu corpo que está trancado em um cofre, impedir que seu corpo desapareça debaixo da terra, mas ai somos pegos de surpresa quando ela volta e não da importância ao que acontece com seu corpo e entra no corpo da menina sensitiva (quase uma Emily Rose) e da seu primeiro beijo no menino que ela estava gostando e com quem teria um encontro se não tivesse sido morta. É ai que percebemos a mensagem principal do filme. Quando vidas são tiradas muito cedo, as vítimas, as meninas, viveram poucas coisas, não tiveram experiências, que são o importante para a alma. Enquanto pensamos que Susie está preocupada com seu corpo, vemos que para a menina o corpo já não tem importância, que o que ela queria mesmo era q experiência de um primeiro beijo, experiência que foi tirada dela. A emoção, o sentimento, a experiência é mais importante que o corpo (as coisas materiais) em si. Enquanto Susie beija, seu corpo e jogado no buraco e afunda no barro dentro de um cofre.
Através de uma história comovente, Um Olhar do Paraíso vem nos mostrar que damos valor as coisas erradas. Quando morremos são as coisas que vivemos que levamos. O corpo, as coisas físicas, objetos, tudo isso aqui permanece. O filme mostra o horror que é a morte de crianças, que viveram pouco, que não tiveram experiências. Quando o pai sofre a perda da filha, o sentimento fala mais alto e a dor da perda (espiritual) faz com que o homem destrua sua coleção de barquinhos na garrafa que ele fazia (coisa material). A mãe vai trabalhar numa colheita (satisfação espiritual). A avó leva a vida como realmente deve ser, vivida.
Um Olhar do Paraíso é um ótimo filme, bonito e muito bem feito. Uma mensagem maravilhosa, devemos dar valor as coisas certas, a vingança é uma coisa ruim e o mal pode vir de onde menos se espera. Mostra o horror da morte de crianças, a violência, a impunidade. O filme termina de forma emocionante com a perda do corpo e recebimento do beijo desejado, a coisa mais importante que prendia Susie ainda entre o Céu e a Terra. Um filme realmente incrível com duas horas e meia de duração, tempo que nem se vê passar, com as magníficas (e põe magníficas nisso) interpretações de Stanley Tucci e Susan Sarandon. Trilha sonora agradável e efeitos especiais um pouco exagerados, mas muito bons e condizentes com a imaginação e o mundo de Susie, uma criança de 14 anos.
"The Lovely Bones" é traduzido como "restos angelicais" numa das frases finais do filme.
Minha nota: 9,5
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário