Revolucionário!!
O século XX terminava e nascia ali um novo ícone da cultura pop.
Ficção, futuro, tecnologia, religião, filosofia, kung fu, HQs... Matrix é tudo isso e mais um pouco.
Os idealizadores dessa "loucura", são os irmãos Wachowski, Andi e Larry, que até então só tinham dirigido o filme Ligadas pelo desejo, além de terem escrito o roteiro de Assassinos, filme de ação com Silvester Stallone. Parecia improvável que a Warner entregaria 60 milhões de dólares na mão de uma dupla inexperiente, para realizar um filme tão complexo que aparantemente não teria retorno. Mas o relativo sucesso de ligados pelo desejo acabou convencendo o produtor Joel Silver em embarcar nesse desafio. A produção foi conturbada, como mostrado no documentário The Matrix Revisited, mas o resultado final é aquele que conhecemos.
O filme chegou em um momento crucial de "boom" da internet e avanço tecnológico rápido, lembro que na primeira vez que vi o filme fiquei deslumbrado e ao mesmo tempo perdido por não ter ligação nenhuma com técnologia. As idéias dos Wachowski eram claras e aparentemente infilmáveis, pois, envolviam uma série de cenas complexas para as quais tiveram de ser criadas técnicas especificas para serem executadas, como a famosa cena do 'bullet time'. O filme todo é um deleite visual, técnicamente impecável, edição, som, efeitos especias, tudo trabalhado com o maior cuidado. o elenco foi exigido ao máximo, principalmente, pela obsessão dos Wachowski por artes marciais, o que levou Keanu reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss e Hugo Weaving ao desafio de lutas impossíveis, de coreografias complicadas e as vezes insanas.
O filme teve muito repercussão e muita discussão. baseado nas idéias do filósofo Jean Baudrillard sobre simulacros e nos escritos gnosticos o filme está aberto a várias interpretações, algumas inclusives sobre conspirações e anti-cristianismo, o que é normal levando em conta a super-exposição do filme. Pra concluir, lhes digo que esse filme é imperdível pra qualquer um que goste de cinema, de ficção ou simplesmente de um bom filme de ação pra comer pipoca e se impressionar com explosões e tiroteios, mas, se você for um pouco curioso, pode te levar a descobrir uma infinidade de conhecimento: de religião à filosofia, passando por tecnologia, muita tecnologia.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário