A simplicidade de um estória bem contada e mágica faz de "Amelie Poulain" um dos filmes que eu mais recomendo.
Amelie é acompanhada desde o útero da mãe até a fase adulta, para que possamos compreender sua vida. Um belo dia ela encontra uma pequena caixa em seu apartamento, cheia de lembranças e brinquedos antigos, até que ela decide devolver a caixa ao dono, provocando nele uma enorme felicidade e mudando o rumo de sua vida. A partir daí Amelie decide procurar modos de mudar as vidas das pessoas para melhor, porém acaba percebendo que ela continua solitária.
Primeiro eu quero dismestificar algo que sempre rondou em torno do longa, esse filme não é uma película para crianças e nunca foi, mas do que nunca é um filme para adultos e que mostra a importância não só de contribuir para melhor na vida dos outros quanto na procura de nosso verdadeiro amor, assuntos esses que seriam insignificantes para a compreensão de uma criança. A fantasia que é abordada no filme é fruto de um modo maravilhoso de serem feitos os filmes franceses, pelos quais eu tenho paixão. E até mesmo para dar asas a imaginação de nós mesmos, tão acostumadas a uma realidade crua e dura, e que por vezes esquecemos de procurar a coisa mais imporatante da vida, o amor. Tão simples e complicado quanto é. Além da importância de sempre que pudermos está ajudando aos outros a sonharem e principalmente realizarem esses sonhos.
Ponto a favor para a direção de arte, de fotografia. Para o roteiro. Para a direção. E para as atuações. Poréma algo me incomodou. Realmente não há como não se apaixonar por Amelie, há muito de nós nela, de cada um de nós. Ela represente a nossa felicidade, a nossa solidão e principalmente nossas capacidades, muitas vezes esquecidas por nós mesmos. Porém Audrey Tautou constrói uma personagem, em muitas cenas, um pouco caricata. Fazendo caras e bocas e retratando-a por vezes até como uma retardada. Algo que a própria atriz tenta esconder, mas que por algum motivo lhe é imposto. Do meio pro final do filme as coisas começam a melhorar e a atuação de Tautou se consolida e desvencilha-se dessa imagem tão caricata, aproximando-se mais e mais de cada ser humano que há em nós.
A eterna busca pela felicidade, a nossa e a dos outros.
Muito bom.
Recomendadíssimo.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário