Brilhante Aula de Comédia
A obra espetacular de Mario Monicelli completa este ano 50 anos de seu lançamento,mas continua marcante por sua praticidade e seu humor corrosivo e genial,em conjunto com um elenco fantástico e um roteiro incrível,isto formando sem sombra de dúvida,uma película incrível e magnífica.
O modo como o grande cineasta italiano mostra a pobreza e o horror da Idade Média é grandioso,com uma profundidade incrível,sendo que usa da desgraça dos personagens para escarnear sobre a falta de recursos e também de escrúpulos dos magnatas da época,que exploravam pessoas menos abastadas para extraírem o que puderem das pobres pessoas.
Voltando-se ao assunto principal do filme,ele aborda a estória de Brancaleone de Norcia,um valente e bondoso cavaleiro errante em busca de fortunas e riquezas,mas que por golpes do destino,sempre termina à margem da extrema pobreza e da infelicidade social,apesar de ser um homem de coração nobre e gentil.
O que muitos não entendem,é a sutileza de detalhes do filme,a análise social que Monicelli faz de um período crítico e nervoso da história humana,onde guerras ocorriam por motivos simples e doenças eram impossíveis de serem controladas,sendo que chegavam a erradicar povos com uma rapidez monstruosa,o que faz desta obra,um ato artístico de profundo senso crítico e de grande intelectualidade.
A medida em que Brancaleone vai encontrando desafios com seu exército,surgem questionamentos sociais e intelectuais que colocam o grupo em constante xeque,jogando ao espectador,o mistério da dúvida e também o desespero ante a pobreza física.
A produção em seu todo é incrivelmente bem feita para a época,onde efeitos visuais e especiais ainda engatinhavam e as interpretações dos elencos e uma direção firme faziam o espetáculo ganhar grandeza notoriedade.
A produção artística da obra é belíssima,muito fiel a época,trazendo um realismo que tem poesia e choque social embutidos na mesma lógica.
O elenco liderado pelo renomado e lendário ator Vittorio Gassman traz a obra,um ato de rebeldia artística,um manifesto lúcido e lúdico de arte em seu estado puro.
O roteiro de Agenore Incrocci,Monicelli e Furio Scarpelli é genial e magnífico,ele traz uma crítica hilária a Idade Média,uma aula de como escrever-se um roteiro,dada a sua imensa genialidade e profundidade textual.
A direção do mestre Monicelli é um extraordinário achado,conduzindo com grande habilidade seu elenco,a produção e o filme como um todo,tornando o filme,um grande espetáculo artístico e uma aula lendária de como fazer-se um filme de Comédia com sabedoria e poderosa técnica.
Uma obra-prima engraçadíssima e incrível,um marco do cinema italiano e também do cinema mundial,um filme maravilhoso cuja grandeza tornou-se eterna e mítica.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário