Um filme divertido e inteligente sobre o sub-mundo dos astros de Rock. Nem sempre estar no topo é ser feliz.

Filmes sobre rock estão aparecendo em bom número nos últimos anos. A maioria mostrando o passado desse estilo musical, que atualmente anda tão "escondido" pelos pseudo-astros pop. O primeiro filme que me passou pela cabeça ao assistir a Rock Star é "Quase Famosos", um dos - se não "O" - melhores filmes sobre bastidores do rock dos últimos anos. A história, para resumir, é a seguinte: um grande fã (Chris, interpretado por Mark Wahlberg, de "Planeta dos Macacos", "Mar em Fúria", entre outros sucessos recentes) de uma famosa banda de hard rock (Steel Dragons) é convidado para substituir o vocalista, que acabou discutindo com o restante do grupo, na metade dos anos 80. Num dia ele fazia parte de uma banda cover dos Dragons, no outro ele é o principal integrante. O mundo dele vira de pernas para o ar. E, lógico, entre tantos prazeres que Chris encontrará com a fama, há também o lado ruim da coisa.

Embora o filme venha com a tarja "recomendado para maiores de 18 anos", Rock Star é um filme bastante leve. Levando em conta que trata do assunto rock, e as palavras "sexo e drogas" tornando-se implícitas para muitas pessoas, não há cenas de sexo, drogas (poucas e leves apenas), etc. O oposto do que foi "Quase Famosos" - não reparem, a comparação entre os dois filmes é óbvia. Bem, antes de continuar, deixe-me dizer: Rock Star não é, de longe, bom como Quase Famosos. Lá, Cameron Crowe criou uma quase obra-prima. Aqui, o diretor Stephen Herek (o mesmo do infantil '101 Dálmatas') cria um filme mais popular, mais "seco", até mesmo mais comercial, não entrando muito em assuntos paralelos que certamente a vida de um Rock Star forneceria a qualquer roteiro.

Falando em roteiro, um dos seus pontos fortes é que o filme faz com que simpatizemos com a figura de Chris, mostrando-o como uma pessoa absurdamente comum e palpável - trabalho em um escritório (numa cena rápida), canta no coral, e vive numa casa de classe média como outras milhões. Em um incrível golpe de sorte (vejam o filme) ele acaba recebendo a chance de ingressar nos Steel Dragons. Sua namorada, a belíssima Jennifer Aniston ("daquela" série de TV), faz um papel convincente e em certos momentos tocante da mulher que abandona sua vida para acompanhar Chris na aventura do estrelato.

Em nenhum momento o filme é excepcional ou extremamente envolvente, mas se você gostar um pouquinho que seja apenas de rock, vai conseguir assisti-lo com um certo prazer do início ao final, sem reclamações. As músicas estão show, as cenas de palco são ótimas. Só falta você curtir, caso não o tenha feito.