Um filme comum que se sobressai graças ao talento de Meryl Streep.
Dirigido por Nora Ephron, Julie & Julia não escapa do óbvio na construção de sua narrativa. Julie Powell, interpretada de maneira correta por Amy Adams, é uma mulher comum que, como forma de agitar sua monótona vida, resolve testar no período de um ano todas as receitas do livro lançado anos antes pela famosa cozinheira Julia Child (Meryl Streep).
O desenvolvimento da história segue a batida linha da personagem comum que assume um desafio como forma de atingir a redenção de seus problemas. Neste percurso, desafios e contratempos aparecem para abalar ainda mais a confiança dela e, superando os desafios, o objetivo é atingido. De modo geral, este é o caminho óbvio percorrido pelo longa-metragem, que só ganha força quando dedica-se a mostrar décadas passadas, justamente quando Julia estava escrevendo o livro que posteriormente serviria de base para Julie começar a desenvolver um blog de sucesso.
Entretanto, faltou tempero a toda parte de Julie, justamente pela acima citada forma esquemática. A boa sacada ficou pela forma intercalada como as histórias são contadas, apoiadas pelo excelente trabalho de edição responsável por gerar diversas rimas visuais na transposição de passado e presente. Mas, mesmo a boa ideia acaba sendo prejudicada pelo fato de o filme se alongar além do necessário, caindo por vezes no marasmo da repetição narrativa. Os minutos intermediários chegam a ser maçantes pela falta de propósito.
Mesmo regular, existe algo que faz Julie & Julia valer. E, seguindo o caminho da obviedade do filme, este algo é a veterana atriz Meryl Streep, que mais uma vez compõe com notória perfeição uma personagem. Arrisco-me a dizer que é impossível ela não estar presente nas principais premiações de fim de ano. Isso porque ao interpretar uma personagem real, Meryl Streep posiciona-se sempre de forma a convencer que de fato é a pessoa retratada. Uma rápida pesquisa na internet prova que a atriz mantém postura idêntica a de Julia, que media 1,90 m – bem acima da média feminina -, além de imitar com perfeição a voz caricatural da cozinheira.
Julie & Julia é um filme comum, facilmente esquecível, mas que permanecerá vivo por um tempo graças ao talento incontestável de Meryl Streep.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário