Existem filmes que o mundo inteiro parece já ter visto, exceto você. Na maior parte das vezes ocorre por subestimarmos uma produção por conta de algum preconceito que nem sabemos explicar direito. Mas nesse caso sempre há tempo para voltarmos atrás.
Andy Dufresne (Tim Robbins) é condenado pelo assassinato da esposa e do amante e, apesar de se proclamar inocente todo o tempo, é enviado para cumprir pena perpétua na prisão de Shawshank. Dentro da cadeia, a amizade com Red (Morgam Freemam) e a experiência de banqueiro o levam a uma rotina confortável dentro do possível para um prisioneiro. Mas o surgimento de uma nova esperança de conseguir provar sua inocência o leva a um embate com o diretor do presídio.
Em resumo, o filme é bom. Andy é um personagem fora do comum, dotado de um carisma singular. Aparenta ser um idiota, mas revela uma inteligência acima da média. Expõe um comportamento digno de um mestre zen , mas pronto para lutar quando necessário. Um Sonho de Liberdade prima por abordar a mudança de rotina que as pessoas sofrem ao entrarem em um presídio, e ainda o que se passa na mente de um ex-prisioneiro quando consegue a liberdade. Esses são os grandes trunfos do filme. De resto, temos alguns clichês do sub-gênero, tais como o protagonista inocente, o guarda violento, o diretor corrupto e as tentativas de estupro. Interessante destacar que se trata de uma obra baseada numa história de Stephen King, conhecido autor de livros voltados para o horror.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário