De todas as produções concorrentes ao oscar de melhor filme em 2010 o "inverno da alma" foi o menos comentado. O filme trata-se de um drama enfocando a luta da adolescente Ree Dolly para encontrar o pai, um "cozinheiro" de speed que foi preso mas liberado pela polícia sob fiança e sumiu no mundo. O problema é que empenhou a casa da família como garantia de pagamento da fiança, e caso ele não compareça perante o juiz, vivo ou morto, sua família perde o teto.
Ree, de apenas 17 anos cuida de uma irmã e irmão mais novos e ainda da mãe doente. O filme transcorre mostrando sua peregrinação pela região investigando o paradeiro do pai, e conseqüentemente seu embate com os traficantes com os quais ele trabalhava. A personagem da garota é bem humana. Vemos isso quando percebemos no decorrer do filme um desejo reprimido de ir embora e deixar tudo para trás. Mas apesar das humilhações, vergonha e violência das situações nas quais ela foi inserida contra a própria vontade, a garota possui um coração de mãe e não desiste de sua família.
Em resumo, a obra é regular, justificando assim a sua presença fantasma no Oscar. É um daqueles filmes silenciosos nos quais os eventos parecem se arrastar pela tela e a falta de um trilha sonora incomoda. Porém esses elementos ajudaram a compor a sensação de abandono e solidão vividas pela protagonista e transpõem o espectador à região fria e desértica onde ela vive, justificando assim o nome do filme.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário