Em 1995 é lançado Jumanji, baseado em um livro escrito e ilustrado pelo autor americano Chris Van Allsburg. O filme, sob direção de Joe Johnston, foi uma revolução para a época, trazendo em seu elenco estrelas como Robin Willians e Kirsten Dunst (a futura Mary Jane Watson na saga Homem-Aranha).
E agora é lançado quase que uma extensão do filme de 1995. Zathura - uma aventura espacial foi lançado em 2005, exatamente 10 anos depois. Do mesmo autor, esses dois filmes são parecidos (por isso a comparação é inevitável) e embora Zathura traga o tema "espaço sideral", as coisas não mudam muito de um para o outro.
A história é sobre os irmãos Walter (Josh Hutcherson) e o caçula Danny (Jonah Bobo) que vivem brigando. Um acusa o outro de ser culpado de alguma coisa e assim começa a discussão. Numa dessas costumeiras brigas, o mais novo encontra o tal Zathura e começa a verdadeira aventura quando a casa é literalmente jogada no espaço a mercê de asteróides e alienígenas reptilianos.
Não li o original Zathura e não sei se Jon Favreau seguiu a história, mas não há muito o que inovar neste filme. O roteiro é muito linear e tudo acontece muito rápido para 113 minutos de metragem. Se houvessem ramificações, isto é, algo que tirasse a linearidade da história, com certeza ficaria muito bom. Mas não entenda isso como sendo algo que tira o brilho do filme. Não. Zathura é ótimo e a produção caprichou.
Favreau utilizou efeitos práticos para a maioria da sequencias (em outras a animação digital e telas verdes realmente eram necessárias), mas esse estilo antigo dá um brilho a mais a Zathura, mesmo ele sendo só mais uma extensão do filme de 1995. outra cosia que deve-se levar em conta é quanto a não respeitar as leis da Física. No espaço não há oxigênio então explosões, som e tudo mais é impossível. Isso não é respeitado em Zathura. Todavia, esse deslize não é muito importante, até porque o público ao qual este filme se destina não vai prestar atenção nisso (e vamos convir, é muito mais divertido quando ouvimos as explosões e tudo mais).
É um ótimo longa e vai atrair a muitos públicos (embora o adolescente vá gostar mais). É mais um filme pra divertir a pirralhada.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário