Saltar para o conteúdo

Artigos

Ranking das bilheterias brasileiras 2007

O blockbuster Homem-Aranha 3 e o badalado tupiniquim Tropa de Elite foram os recordistas de público e, dessa forma, renda no ano de 2007. Os filmes, juntos, conseguiram contabilizar mais de oito milhões de ingressos - quase 10% dos comercializados na temporada. Vale lembrar que, graças ao longa-metragem do cineasta José Padilha, o cinema brasileiro obteve o nível de dez milhões de ingressos vendidos e alcançar, novamente, a fatia de 11% do mercado cinematográfico. A previsão para o cinema nacional, até a estréia do Capitão Nascimento e seus comandados, era ficar com apenas 6% desse mercado. Já a terceira aventura do cabeça de teia ajudou a manter a preponderância do cinema norte-americano nas telonas brasileiras, visto que vendeu 6,1 milhões de ingressos.

Agora, é bem verdade que filmes nacionais que eram tidos como certeza de sucesso de público converteram-se em fracassos retumbantes nas bilheterias, de maneira que foram incapazes de levar 100 mil espectadores às salas de exibição. Foram os casos de Antônia (79 mil espectadores), de Tata Amaral, Inesquecível (59 mil), de Paulo Sérgio Almeida; Batismo de Sangue (56 mil), de Helvécio Ratton; PodeCrer! (43 mil), de Arthur Fontes, entre outros. A esta sinistra lista de fracassos podem ser acrescentados O Céu de Suely (73 mil), do cearense Karin Aïnouz; o polêmico Baixo das Bestas (48 mil), de Cláudio Assis, e O Passageiro - Segredos de Adulto, de Flávio R. Tambellini, com minguados cinco mil espectadores.
 
Nem mesmo as películas voltadas ao público infanto-juvenil conseguiram chegar perto, nas bilheterias, do desempenho de seus adversários estrangeiros. Os exemplos mais claros são O Cavaleiro Didi e a Princesa Lili, de Renato Aragão, contabilizando 742 mil espectadores - uma cifra abaixo da média de seus filmes -; do famoso cartunista Maurício de Sousa com a animação Turma da Mônica - Uma Aventura no Tempo (com um pouco mais de 530 mil ingressos vendidos); e da Maria das Graças Meneghel (isso mesmo, a Xuxa) que, com o constrangedor Xuxa Gêmeas, conseguiu bater, através de maciça propaganda da Rede Globo, com apenas sete ingressos, a marca de um milhão de espectadores. Em decadência, a "rainha dos baixinhos" não conseguiu emplacar plenamente seu novo filme, Xuxa em Sonho de Menina, contabilizando cerca de 94 mil espectadores. Contudo, pior ainda se saíram Os Porralokinhas, de Lui Farias, e a animação Brichos, de Paulo Munhoz - os dois filmes foram vistos por 38 mil e sete mil espectadores, respectivamente.
 
Outra decepção ficou por conta dos filmes que não cumpriram a promessa de ultrapassar a barreira de um milhão de espectadores. Foram os casos de O Homem que Desafiou o Diabo (422 mil espectadores), de Moacyr Góes; Ó Paí, Ó (383 mil), de Monique Gardenberg; Cidade dos Homens (282 mil), de Paulo Morelli; Caixa Dois (247 mil), de Bruno Barreto; Saneamento Básico, O Filme (190 mil), de Jorge Furtado; O Passado (173 mil), de Hector Babenco; O Magnata (140 mil), de Johnny Araújo e Não por Acaso (119 mil), de Philippe Barcinski. Realmente, as esperanças tranformaram-se em frustrações.
 
Se não bastasse, os documentários da mesma forma decepcionaram. Cartola - Música Para os Olhos, da dupla Lírio Ferreira e Hilton Lacerda, com 63 mil espectadores; o elogiado Santiago, de João Moreira Salles, com 59 mil; O Mundo em Duas Voltas, de David Schurmann, com 53 mil; Pro Dia Nascer Feliz, de João Jardim, com 51 mil conseguiram se destacar entre os 28 filmes do gênero lançados durante o ano de 2007. O ótimo Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho, levou apenas 29 mil espectadores às telonas.
 
Desde o ano de 2001, pela primeira vez os cinemas não alcançaram a marca de 90 milhões de ingressos. Os números fecharam em 87,9 milhões, uma queda de 3,7 em relação a 2006. 77,6 milhões de ingressos foram adquiridos para os filmes estrangeiros e 10,3 milhões para os nacionais. Logo, 2007 representa o terceiro ano seguido de queda do público freqüentador de cinema no país. É bom ressaltar que a alta de 0,1% em receita, se comparado ao ano anterior, foi devido ao aumento do preço médio do ingresso. Como sempre, o prejuízo acaba caindo sobre o espectador cinéfilo.
 
Apesar de 2008 iniciar promissor, com o inesperado sucesso de Meu Nome não é Johnny (que já ultrapassou a marca dos 500 mil espectadores), 2007 terminou configurando, novamente, o poder do cinema estrangeiro em nosso país. Apenas Tropa de Elite, em sétimo, e A Grande Família - O Filme, em 11º, ficaram entre os 20 filmes mais vistos da temporada 2007.
 
Abaixo, confira o ranking 2007 de bilheteria:
 
Ranking 2007 - Bilheteria no Brasil
1. Homem-Aranha 3
2. Shrek Terceiro
3. Harry Potter e a Ordem da Fênix
4. Piratas do Caribe: No Fim do Mundo
5. Uma Noite no Museu
6. 300
7. Tropa de Elite
8. Os Simpsons - O Filme
9. Ratatouille
10. Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado
11. A Grande Família - O Filme
12. Transformers - O Filme
13. Motoqueiro Fantasma
14. À Procura da Felicidade
15. Duro de Matar 4.0
 
Ranking 2007 - Cinema Brasileiro
1. Tropa de Elite
2. A Grande Família - O Filme
3. Xuxa Gêmeas
4. Primo Basílio
5. O Cavaleiro Didi e a Princesa Lili
6. Turma da Mônica - Uma Aventura no Tempo
7. O Homem que Desafiou o Diabo
8. Ó Paí, Ó
9. Cidade dos Homens
10. Caixa Dois
11. Saneamento Básico, O Filme
12. O Passado
13. O Cheiro do Ralo
14. O Magnata
15. Não por Acaso

Comentários (0)

Faça login para comentar.