Saltar para o conteúdo

Artigos

Vidro: Tudo o que Você Precisa Saber Antes de Ver

Vidro está chegando hoje, dia 17 de janeiro, às telas de todo o mundo. Como foi revelado apenas no final de Fragmentado se tratar de uma trilogia, pode ser que algumas pessoas cheguem despreparadas ou por não lembrarem direito dos filmes ou por não terem tido oportunidade de assisti-los antes. Não tem problema, vamos ajudá-los a conhecer / relembrar o essencial antes de ir ao cinema para ver este terceiro capítulo.
Claro, muitos spoilers de Corpo Fechado e Fragmentado na matéria abaixo.
4. Situando-se: Onde? Quando? Por que?
Corpo Fechado foi um filme único até 2017, quando em mais um de seus finais surpresas, M. Night Shyamalan revelou que Fragmentado se passava no mesmo universo de sua obra de 2000. Portanto, Vidro é o terceiro longa que será ambientado com os mesmos personagens, mostrando o que aconteceu com David Dunn (Bruce Willis) e Elijah Price (Samuel L. Jackson) após o final do primeiro filme; Elijah iria preso e Dunn parecia ter encontrado sua razão de viver se tornando um super-herói.
Fragmentado apresentou um novo vilão, com transtornos psicológicos que permitem que ele mudasse suas capacidades físicas e mentais entre 23 personalidades diferentes, interpretado por James McAvoy, e há uma sobrevivente daquela história, justamente porque o vilão se identificou com a jovem Casey Cooke (Anya Taylor-Joy).
Vale lembrar que, nos cartazes de divulgação para Vidro, os três personagens aparecem presos, como se estivessem em tratamento. Estaria uma abordagem meio X-Men vindo por aí?
3. Os poderes de cada um
Dunn descobre que é imune a diversos tipos de danos ao ser o único sobrevivente em um acidente mortal de trem. Ele também tem um poder que, ao encostar nas pessoas, permite que ele veja ações passadas; quando essas pessoas têm alguma relevância, no filme esse poder é representado por uma palheta de cores destacada. Há indícios de uma super força (a cena do levantamento de peso com o filho), ao mesmo tempo em que descobrimos que ele também tem uma fraqueza à água. Essas duas últimas características não foram muito bem utilizadas até então.
Já Elijah é um homem rico. Sua mãe era viva em Corpo Fechado, mas dificilmente estará na sequência por causa da idade - o próprio Elijah está mais velho em Vidro. Ele dá título ao filme por causa de sua fragilidade nos ossos, que se quebram com muito mais frequência do que um ser humano ue não possui essa doença. É apresentado como o antagonista total à Dunn em todos os pontos.
Em Fragmentado passamos a conhecer Kevin Wendell Crumb, que na verdade possui uma série de alter egos que vivem tomando conta de seu corpo. O mais assustador é um demônio, que altera inclusive sua aparência, forte e maligno. Ele quer limpar o mundo de quem não sofreu como ele. Sua fraqueza ainda não foi revelada, mas é possível que seja a própria Casey, quem ele deixa sobreviver no filme ao perceber que ela também sofreu maus tratos na sua vida.
2. A família de Dunn
Um contraste à proposta de super-herói que Shyamalan construiu ao redor de Dunn, ele tinha uma família problemática, em crise com sua esposa - casaram-se extremamente apaixonados, ao ponto dele largar intencionalmente e sem ela saber disso uma promissora carreira no futebol americano - e um filho que vivia tentando se aproximar do pai - lembrem-se da tensa cena na cozinha com a arma de fogo. Não temos como ter certeza do destino de cada um, mas é possível que eles sejam lembrados ao longo de Vidro.
1. Um filme de herói diferente
Esqueça o que você viu nos últimos 10 anos de Marvel e DC por aí. Shyamalan está muito mais interessado em construir personagens tridimensionais do que na ação em si que eles podem proporcionar. Pode ser que haja cena de ação? É possível, ainda mais porque agora já conhecemos os personagens, seus pontos fortes e fracos, então é o momento de usá-los. Mas em ambos os casos dos trabalhos anteriores não houve prédios explodindo, lutas em grande escala e nem personagens excessivamente irreais (só um pouco). É bom manter o pé no chão em relação a isso. Está muito mais próximo de um filme menor do que de uma grande obra comercial para o grande público casual do cinema - e não há nada de errado em nenhum dos dois casos, é apenas questão de foco mesmo. Uma decisão artística.
----
Vale lembrar que Corpo Fechado e Fragmentado estão disponíveis para assinantes no Telecine Play.
Já conferiu Vidro? Clique aqui e leia nossa crítica! 

Comentários (0)

Faça login para comentar.