Saltar para o conteúdo

Artigos

Mês scary movie!

Para os fãs de filmes de terror, eis a grande chance de ver em alta e boa qualidade uma seleção de classe dos maiores representantes do gênero – e sem sair de casa. A Versátil Home Vídeo lança agora em agosto nada menos que 16 filmes de terror, dos mais variados estilos, escolas, origens, vertentes e épocas. São três coleções e dois filmes individuais que abrangem desde os sanguinolentos gialli até o sutil terror psicológico. Nesse meio, mais uma chance de ter na coleção títulos de cineastas de peso como Jacques Tourneur, Mario Bava, David Cronenberg, Lucio Fulci, Robert Altman, Dario Argento, Narciso Ibañez Serrador, Roger Corman e Sergio Martino. Conheçam abaixo um pouco sobre cada um desses filmes.

O primeiro destaque vai para a coleção Obras-primas do Terror – Vol. 3, que reúne 6 clássicos inéditos e restaurados em um digistack com 3 DVDs e 6 cards que reproduzem a arte dos pôsteres originais. Para quem ainda não conhece, essa coleção é parte de uma série de lançamentos da Versátil voltada para grandes filmes de terror, e os dois primeiros volumes podem ser encontrados aqui e aqui. Enquanto a primeira coleção se voltou para o horror mais clássico e farsesco, a segunda focou nos mestres do horror italiano, e agora a terceira engloba um mix de estilos e vertentes impressionante.

Banho de Sangue (Reazione a Catena, 1971) e A Inocente Face do Terror (The Other, 1972) estão reunidos no primeiro disco. Enquanto o primeiro é um trabalho canônico que deu base para o surgimento dos slashers americanos, o segundo é um pouco conhecido terror psicológico sobre duas crianças malignas. No segundo disco dividem espaço Os Meninos (¿Quién puede matar a un niño?, 1976), obra seminal do terror espanhol sobre crianças assassinas, e Carnaval de Almas (Carnival of Souls, 1962), sobre uma mulher perdida nos seus devaneios em um parque abandonado. Atípica obra de Jacques Tourneur, Farsa Trágica (The Comedy of Terrors, 1963) trabalha muito com o humor negro e com uso interessante das cores, além de reunir lendas como Vincent Price, Peter Lorre e Boris Karloff. Magia Negra (Magic, 1978), grande trabalho de Richard Attenborough que traz Anthony Hopkins em atuação genial na pele de um ventríloquo, se junta ao filme de Tourneur no terceiro disco.

Giallo, um maravilhoso box com 4 clássicos inéditos do terror italiano divididos em dois DVDs, possui uma arte gráfica caprichada e saudosista, em um amarelo berrante que vem acompanhado de quatro cards e uma hora de extras. Seis Mulheres para o Assassino (Sei donne per l’assassino, 1964), de Mario Bava; Tenebre (Tenebrae, 1982), de Dario Argento; O Estranho Vício da Sra. Wardh (Lo Strano Vizio dela Signora Wardh, 1971), de Sergio Martino; e O Segredo do Bosque dos Sonhos (Non si Sevizia um Paperino, 1972), de Lucio Fulci, formam a coleção. Trata-se de uma seleção mais do que essencial para qualquer um que deseja conhecer, se inteirar ou simplesmente rever esses quatro títulos-chave para o subgênero. A qualidade da restauração enriquece a experiência para quem até então teve de se contentar com os arquivos de downloads da internet.

Os fãs dos contos de Edgar Allan Poe, naturalmente admiradores do cineasta Roger Corman e suas grandes adaptações do escritor, ganham anda esse mês a pérola Edgar Allan Poe no Cinema, coleção da Versátil lançada em parceria exclusiva com a Livraria Cultura. Essa edição limitada dá continuidade à proposta da distribuidora em relembrar a influência de grandes autores literários do gênero sobre o cinema, tal qual a anterior Lovecraft no Cinema.Também acompanhado de cards, o digistack reúne quatro clássicos de Poe adaptados por Corman nos anos 1960. Muralhas do Pavor (Tales of Terror, 1962), Obsessão Macabra (Premature Burial, 1962), O Poço e o Pêndulo (The Pit and the Pendulum, 1961) e O Túmulo Sinistro (The Tomb of Ligeia, 1964) se dividem em dois DVDs, que ainda contam com mais de duas horas de extras.

Por último, dois DVDs individuais de dois grandes cineastas. David Cronenberg não poderia ficar de fora em um mês sobre terror e por isso Gêmeos - Mórbida Semelhança (Dead Ringers, 1988) é lançado em edição especial da versão restaurada, com uma hora de extras, que incluem o making of da produção e documentários. Título mais raro dentre todos os lançados em agosto pela Versátil, Imagens (Images, 1972) é uma rara incursão de ninguém menos que Robert Altman no gênero, através de um terror psicológico perturbador, fruto de influências que vão de Repulsa ao Sexo (Repulsion, 1965), de Roman Polanski, à Persona - Quando Duas Mulheres Pecam (Persona, 1966), de Ingmar Bergman. Trata-se do quinto filme do diretor a ser lançado esse ano pela mesma distribuidora, após O Jogador, e os três títulos reunidos na coleção A Arte de Robert Altman.

Nesse mês mais que especial basta aproveitar tamanha variedade e escolher a dedo quais os títulos para uma sessão do medo. Não importa qual seu filme de terror preferido, pois há opções para todos os gostos. Aproveitem se possível as edições limitadas com os cards que reproduzem a arte original dos pôsteres e até o próximo mês!

Comentários (6)

Taumaturgo Moura | domingo, 30 de Agosto de 2015 - 16:46

Gêmeos - Mórbida Semelhança do Cronenberg! eu comprei! demais...

Marco Roberto de Oliveira | domingo, 30 de Agosto de 2015 - 23:11

Poe no cinema não pode faltar na minha estante e nem esse Lovecraft no cinema. Dois montros do conto de terror/suspense. Lovecraft mais voltado ao horro cósmico e Poe com seus contos de terror e suspense com reviravoltas maestrais. Sempre penso que esses dois escritores poderiam ter mais adaptações de qualidade para o cinema, suas histórias são de qualidade extremamente superior, praticamente roteiro pronto.

Faça login para comentar.