Depois do sucesso Um Tiro na Noite 1981, Brian de Palma lança seu trabalho mais violento e cru, Scarface 1983, tido como remake de Scarface A Vergonha de uma Nação de 1932 de Howard Hawks. Talvez a idéia do roteirista Oliver Stone fosse a adaptação do personagem ao tempo, já que na primeira versão se chamava Tony Camonte e Italiano, já na segunda Tony Montana e Cubano e por os filmes não terem muitas coisas em comum.
Muitas pessoas que moram no continente Americano que estão passando por um momento de crise, sem emprego e sem residência, vão em busca do sonho Americano nos EUA, conseguir emprego, ter moradia e ser rico. É o caso de Tony Montana(Al Pacino), imigrante Cubano que entra ilegalmente em Miami. Junto com seu amigo Manny Ray(Steven Bauer), tem uma ascensão meteórica de simples lavadores de pratos em uma lanchonete a lider do tráfico.
O filme toca principalmente no ponto da inconformidade, o ser humano nunca está satisfeito com o que tem, se ganha 5 mil reais, quer ganhar 10 mil, nem que para isso tenham que fazer trabalhos sujos. E foi com essa linha de raciocínio que Tony Montana chegou ao EUA, chegar ao topo, ter o mundo em suas mãos, tanto que até se casou com a mulher do ex patrão. Vejo isso quase que diariamente pois trabalho em periferia e o que tem de gente fazendo trabalho sujo para ficar rico, o que torna ainda mais real a premissa do filme.
Essa inconformidade humana, é o que vem ocasionando a ganância e violência nos dias atuais. Tal ganância é mostrada lá atrás em Se meu Apartamento Falasse 1960, de Billy Wilder, onde o personagem interpretado por Jack Lemmon, empresta seu apartamento para os executivos levar suas amantes, na tentativa de conseguir um cargo maior na empresa na qual trabalha.
Vale destacar o fato do filme ter 170 minutos, e o tempo passar voando sem fazer o telespectador ficar cansado, até porque o ritmo é alucinante, a trilha sonora contribue para tal êxito, as atuações são ótimas, Al Pacino em sua melhor atuação e Brian de Palma em mais uma direção sensacional. O excesso é a palavra que melhor define o filme, muitas drogas, violência e um desfecho pra lá de memorável.
Curiosidades: Foi totalmente esnobado do Óscar
Teve 3 indicações ao Globo de Ouro melhor Ator: Al pacino, Melhor Ator Coadjuvante: Steven Bauer e melhor trilha sonora.
GTA Vice City tem muitos traços que indicam que foram baseados em Tony Montana.
Muito criticado na época de seu lançamento por conter muita violência e o recorde da palavra Fuck, é dita 182 vezes.
Viva os Anos 80, a década dos filmes Fuck!
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário