Quem é Umberto Lenzi?
A resposta é simples e direta, um dos melhores diretor que o cinema Italiano já teve. Vocês devem estar imaginando que o escritor dessa crítica é um louco, como esse Umberto Lenzi pose ser tão bom, se eu não vi nenhum filme dele, ou nunca ouvi falar? Esse é o x da questão, um dos mais injustiçados diretores. Foi uma enorme supresa ver alguns filmes desse gênio, entrei para o seleto grupo de pouquíssimos espectadores, que já viram uma obra dele. Seu cinema, é de características únicas, criatividade é a principal, filmes de baixos orçamentos ele transforma em obras muito maiores do que o esperado. Sua filmografia é extensa, e vai do Western Spagheti à filmes de Terror, sempre executando com perfeição seus trabalhos.
Lançado em 1976, Roma Armada, narra a busca de um Comissário de Polícia, linha dura que não se importa em cumprir as leis, utilizando métodos bastante violentos, na busca de um assassino psicopata. Quem já viu Operação França, vai ver a semelhança entre os protagonistas de ambos os filmes, dois policiais destemidos, que através da violência tentam combater o crime local. É nítida a influência de William Friedkin na direção de Lenzi, utilizando da mesma receita, perseguições, cenas de ação de tirar o fôlego. Beber da fonte de Friedkin, só poderia ser um exemplar de boa qualidade, apesar que alguns diretores, ao tentar fazer o mesmo, tentam evitar ao máximo os clichês e acabam tornando insuportáveis.
O comissário aqui é interpretado por Maurizio Merli, sua atuação não fica devendo em nada, em relação a atuação de Gene Hackman. Isso mesmo que vocês estão lendo, Maurizio Merli está fantástico na pele do Policial Leonardo Tanzi. Se juntando com o diretor, como uma das duplas mais desvalorizadas do cinema. O roteiro não deixa cair no convencional, sempre em ritmo acelerado e alucinante. Pena que as grandes produções Americanas, fizeram com que essas obras de menor porte, caiam no esquecimento, mas nada que afete a qualidade do filme. Talvez o único defeito da trama é o vilão, ficou meio cômico Tomas Milian interpretando um corcunda. Não que a sua atuação foi um fiasco, mas ficou até risível ele como corcunda. Mas isso pouco contou em uma avaliação final, até porque tem mais acertos que erros, e o resultado final foi excelente.
Como grande amante do Cinema, sou um pesquisador dessas obras desconhecidas e desvalorizadas, no intuito de aumentar minha bagagem cinéfila, e indicar aos amigos. Roma Armada, é um filme policial a moda antiga, de boa qualidade, com ótima direção e roteiro, e uma atuação monstruosa de Maurizio Merli. Peço que pelo amor de Deus, vejam os filmes dessa dupla que merece maior reconhecimento.
Valeu Ravel! Fiz mais pelo esquecimento do Lenzi mesmo. E convenhamos Maurizio Merli é um ator do caralho, igualmente esquecido pelo público.
O Milian como um assassino corcunda deve ser insano.
Eu não achei oia.
Eu gosto dele em personagens exagerados.