Impossível ser indiferente a um filme tão completo!
Um sonho de liberdade é uma obra repleta de contexto e qualidades. Um filme que poderia ter se tornado desprezível não fosse pelo roteiro excepcional, direção brilhante e atuações inesquecíveis.
A verdade é que não apenas estes três principais suportes, mais todo o trabalho de produção e execução do filme estão perfeitamente sincronizados por um desenvolvimento que não merece nota menor que 10.
O filme é passado quase em sua totalidade em um ambiente insípido, desta forma sua produção, especialmente no que se refere à fotografia representou um grande desafio. Desafio este que foi superado resultando uma oportunidade de transformar monotonia em exuberância. Mas este, é apenas um diferencial deste que se pode descrever sem medo de errar, como obra-de-arte.
É impressionate e envolvente observar o desenrolar da trama, todo o foco principal sobre um personagem que nos cativa desde o primeiro instante de sua presença em tela. Em um sonho de liberdade vemos o melhor de Tim Robbins, uma atuação quase magistral de um ator que parece ter nascido para ser Andy Dufresne. Seu personagem é inteligente, carismático como poderia para um inocente condenado pela morte da esposa, pois aqui seria um erro apresentá-lo de outra forma, já que os estereótipos padrões para detentos em nada seria semelhante a história e comportamento de Andy.
Ainda é preciso mencionar Morgan Freeman, que está perfeito neste personagem e traz a tela uma mistura de meiguice e tolerância, munido de experiência e conformidade. Ele dá o contrapeso que equilibra toda a trama.
Superior a tudo isto, se é que é correto assim afirmar, podemos citar apenas o roteiro e direção, perfeitos em sua simplicidade. Por um lado temos um roteiro envolvente e completo. Em que tudo se encaixa e se apoia. Cada palavra, cada diálogo nos passa a sensação de ter sido pensado e repensado por dias para que tudo saísse da melhor forma possível.
Quanto à direção, nada posso dizer além de Superior! Mas ainda assim me atrevo a dizer que cada cena parece ter sido desenvolvida como se fosse a mais importante do filme, não deixando desta forma brechas para gostamos mais de uma que de todas.
Mesmo porém, precisando destacar o final, como a sequência mais impressionante, surpreendente e linda que já vi nos meus queridos anos como admiradora do cinema.
E mesmo que eu muito tenha me expressado sobre essa obra, sei que me faltam palavras pra descrever a beleza de um filme que captura em quem o vê todos os sentimentos de encantamento possíveis.
Um sonho de liberdade é um tributo à esperança que captura em nós o aspecto e deseja da superação. Uma revolução aos paradigmas e estruturas pré-formadas que nos ensina que as mudanças são possíveis e que a liberdade vai além de uma fuga em si, mas significa a Felicidade!
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário