Clube da luta é do CARALHO, e eis alguns motivos do porquê:
* O arco do protagonista é espetacular, o sujeito que começa como um ser humano vazio e profundamente triste, passa para um projeto prodígio de revolucionário e acaba tendo uma redenção cheia de peso ao final.
* A narração do narrador (desnecessário, talvez), narra com dinamismo e eficiência a historia, sem nunca ficar redundante ou mesmo repetitiva.
* Mesmo não sendo um filme de comédia, ele consegue fazer isso muito melhor que obras que se vendem como hilárias. Edward Norton sendo acolhido entre os seios de Bob, ou então a explicação dos trabalhos noturnos de Tyler, são momentos que valem no minimo um sorriso largo no rosto (note que são piadas não apenas feitas com diálogos, como é tão comum, mas ha construção visual envolta delas).
* Clube da luta é um lindo filme budista. Tá tudo lá, a negação aos bens materiais, a busca pelo nirvana no lugar menos luxuoso possível e até os macacos espaciais raspam a cabeça no processo, espiritualidade pura.
* E já que citei bens materiais, poucas coisas odeiam tanto isso quanto esse filme (ou seria o senhor Durden). Vícios são rentáveis pois geram consumidores vitalícios, uma sociedade inteira viciada é extremamente lucrativa, e... já deu pra entender o ponto.
* Teve influência de V de vingança.
* Influenciou Mr. robot.
* Faz parte de um sub-gênero não oficial de filmes, que eu vou chamar aqui de Homem Branco Frustrado Anti-Sistema (HBFAS?) que conta com títulos como Taxi Driver, o Abutre, Dia de Fúria, Coringa, e até Breaking Bad.
* É o retrato de um período, todo aquele lance de filhos do meio da historia, sem guerras ou depressões, é um sentimento que tomava conta da virada do século, é cinema como documento histórico.
* Historia Freudiana, o cara começa afundado no superego, migra para o extremo oposto, o idi, e passa todo o terceiro ato se equilibrando na corda bamba do ego. Freud descansa em paz em seu tumulo.
* Traz a melhor cracuda não assumida do cinema, Marla Singer.
* Longe de mim pedir ramake, reboot ou qualquer aberração dessas, mas pensar em Tyler Durden hoje em dia espancando o gordinho do Outfit ou hackeando e excluindo contas do instagram, é algo que mexe com meu imaginário.
* O livro que o inspirou é tão bom de ser lido, quanto o filme é de ser assistido.
* David Fincher já era muita coisa com seven no currículo, mas depois desse filme ele se firmou como um dos maiorais da nova safra de hollywood.
* Melhor atuação da carreira do Brad Pitt, melhor atuação da Helena Bonham Carter, e a segunda melhor atuação do Edward Norton (ele fez A Outra Historia Americana).
* Metalinguagem e quarta parede sendo usadas em prol da narrativa, Tyler é colocado aos poucos no filme em forma de frames, assim como a mente do narrador vai moldando aquela persona aos poucos. Tyler coloca frames pornográficos em filmes, é como se ele invadisse a obra alheia, quando esse mesmo frame aparece no nosso filme percebemos que a mente de nosso protagonista também foi violada (Algo que percebi agora escrevendo é que mesmo expulsando o entidade Tyler na sequencia final, o frame de pinto ainda volta, botando em cheque a reabilitação do personagem, Uuuaaaauuuu Fincheeerr).
* Masculinidade toxica: enquanto os homens do grupo de apoio são vistos demonstrando suas emoções e parecem frágeis aos olhos de quem assiste, os homens do clube da luta nos parecem muito "mais homens" por brigarem entre si ao invés de chorarem abraçados uns aos outros. Se levado ao pé da letra, essa mensagem pode ser vista como toxica, mas no clube as lutas não são por poder, vitoria ou glória, eles brigam pra se sentirem vivos, me parece que as lutas são apenas uma representação mais catártica das muitas coisas reprimidas dentro deles. Aonde eu enxergo masculinidade toxica no filme é na relação Tyler Marla, ele é um completo babaca com ela, usando até luvas para transar, essa é uma representação do que o homem frustrado deseja se tornar. Não tem relações com mulheres/quer ser um escroto com elas, vive para o consumismo/ quer acabar com o consumismo, fale de erradicar padrões de beleza/se vê como o galã de hollywood. São nesses contrastes, ou até mesmo hipocrisias para alguns, que o filme constrói um dos anti-herói mais amados do cinema.
* O Plot Twist é foda, eu sei, você sabe, todo mundo já comentou sobre.
* Maior número de frases icônicas por minuto. "as coisas que você possui acabam te possuindo". Ou "você não é sua casa, você não é seu carro, você não é o que tem na carteira, você é a merda do mundo que faz tudo pra chamar a atenção". A voz de Tyler ecoa na história do cinema.
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