É comum na história do cinema nos apegarmos a elementos técnicos ou situações secundárias para bem qualificar um filme, equilibrando-o diante de uma história que muitas vezes promete mas não se garante por si só, decorrendo diante de minutos que encontram seus precipícios e dificilmente entram em linha reta até o fim da projeção.
Falar do bom cinema é citar obras marcantes desde seu convite até o show que apresenta aos telespectadores, e fazer com que esses se sintam realmente convidados e inseridos em todo o contexto, e isso é o que torna Janela Indiscreta uma obra acima da média.
A história de um fotógrafo confinado em uma cadeira de rodas por um acidente de trabalho, que em seu tédio acaba por encontrar em observar a vida dos vizinhos sua única diversão e presencia fatores que denunciam um possível assassinato nas redondezas por parte do marido de uma mulher debilitada é imensamente simples,e na direção impecável de Hitchcock vem a ser uma aventura deliciosa e convidativa.
Ambientado em um cenário acima dos padrões de sua época, contando com mais de 30 janelas, o filme não se preocupa apenas em acompanhar os passos do suposto assassino, mas sim em mostrar a vizinhança toda, com personagens que mesmo sem participar diretamente da história central, vivem suas vidas com realismo, e dentro a óptica do personagem principal, que é a apresentada ao público, tornando-o um público voyer, diferente da maioria das outras obras, e tendo nisso seu grande trunfo.
Além de cenas de suspense de arrepiar, principalmente em seus minutos finais, Janela Indiscreta ainda dá espaço aos conflitos entre L.B. Jefferies ( interpretado pelo ótimo James Stewart ) que não quer se casar, e Lisa ( a belíssima Grace Kelly ) que deseja constituir uma vida com o amado, mesmo que isso exija abrir mão de certas coisas ( até porque amor é renúncia ). Como boa conselheira, L.B. Jefferies conta com a divertidíssima enfermeira Stella ( Thelma Ritter perfeita no papel ), com seus diálogos inspirados e com uma pitada de humor negro, sem dúvida a mais divertida do filme.
Tanto seu roteiro repleto de boas sacadas e muito bem estruturado quanto sua direção majestosa e competente fazem de Janela Indiscreta um filme fundamental na vida até mesmo dos menos apreciadores de cinema, pois se trata de um entretenimento ousado, irresistível e com a inconfundível marca Alfred Hitchcock de qualidade.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário