Nossa! Um Documentário de ver com brilhos nos olhos. Que em certos momentos fica difícil segurar a emoção, e as lágrimas descem. Até pelo sentimento de que ele não mais iria realizar a sua turnê. A sua despedida ao público. E por esses ensaios, seriam um show fabuloso.
Ele foi sim, um perfeccionista. E vendo-o nesse filme, é de aplaudir com entusiasmo. Como exemplo, quando pede ao tecladista para não tocar certa nota, para ir bem devagar, para dar uma paradinha… Até nesse momento, não se tem como visualizar como ficaria já no ensaio com toda a coreografia. Nem o músico parecia compreender o porque daquele pedido. Parecia que na mente desse músico, só estava de que o público queria som muito alto. Por ai. Mas estava errado. Tirando os fãs histéricos, todos os demais, inclusive os não tão fãs, queriam mesmo ouvir e ver toda a performance de Michael Jackson. Numa certa comunhão com o artista. Com jeitinho, MJ o convence… O resultado arrepia! Com os bailarinos já num ensaio geral, cada um num andar de uma estrutura metálica – como se cada um, em seu aposento, ouvindo uma de suas músicas preferidas… -, estalando os dedos no compasso de ‘The Way You Make Me Feel‘, e então vem a paradinha… Uau! É de querer rever, e rever…
Temos como exemplo, para justificar a preocupação do músico do MJ, o que acontece nos Desfiles das Escolas de Samba, quando os Diretores de Bateria, ficam receosos ante uma paradinha. Por temer perder ritmistas e público nessa hora. Mas quando ousam, o alívio vem junto com a alegria em ver a sensação causada em todos: pura emoção. Também, e com as devidas proporções, me fez lembrar de quando decorava Festas Infantis. Enquanto arrumava/montava o Salão, tinha em mente dois propósitos: um, era o efeito da decoração durante o evento. O outro, o resultado dele nas fotos. Pois elas fariam perdurar aquele momento. MJ tinha a preocupação com o show, o ao vivo, e com o Clip, o gravado. É uma visão do todo.
A emoção vem também, ao término de um Dueto, cantando ‘I Just Can’t Stop Loving You‘. Ele se empolgou ao interpretar a canção, soltando a voz. Fica um nó na garganta ao vê-lo pedindo ao Ortega que não deixe ele cantar assim, por querer poupar a voz para o show. Tão perto, tão longe… É! Alguns dias depois… e tudo que ele queria era mesmo dormir um pouco…
Não posso me considerar uma fã de Michael Jackson, daquelas que sabe tudo do seu ídolo. O que posso afirmar é que acompanhei por alto a sua trajetória desde ‘The Jackson’s Five’. Pelo pouco que sabia, ficava uma impressão que teve muito mais gente ao lado dele que visavam mais o dinheiro e a fama, do que uma amizade verdadeira. E em relação a Michael, pais que dessem amor e limites, como se devem educar um filho. Ele ficou uma eterna criança.
O Documentário, é muito bom. De querer rever. Claro que nos deixa interrogações. Uma delas, seria sobre os dois Clips em 3D. Em onde apresentaria. Já que o 3D está condicionado ao uso de óculos especiais. De qualquer forma, deixou uma vontade de ver já finalizado, o que ele interpreta uma poema de sua autoria: Planeta Terra:
“Planet Earth are you just
Floating by, a cloud of dust
A minor globe, about to bust
A piece of metal bound to rust
A speck of matter in a mindless void
A lonely spaceship, a large asteroid
Cold as a rock without a hue
Held together with a bit of glue
Something tells me this isn’t true
You are my swweetheart gentle and blue
Do you care, have you a part
In the deepest emotions of my own heart
Tender with breezes caressing and whole
Alive with music, haunting my soul.
Planet Earth, gentle and blue
With all my heart, I love you.
Planeta Terra, você fica apenas
Flutuando, uma nuvem de poeira
Um globo inferior, pronto para se despedaçar
Um pedaço de metal prestes a enferrujar
Um ponto de matéria num vácuo sem sentido
Uma solitária nave espacial, um enorme asteróide
Frio como uma rocha sem cor
Unidas com um pouco de cola
Algo me diz que não é verdade
Você é a minha querida macia e azul
Você se importa, tenha uma parte
Nas profundas emoções do meu coração
Tenro com a brisa carinhosa e inteira
Vivo com música, assombrando minha alma
Planeta terra, gentil e azul
De todo o meu coração, eu te amo.”
(Tradução: http://toptvz.com.br/michael-jackson )
Então, a pessoa física se foi, mas sua obra continua viva, enquanto tiver alguém que goste das músicas dele. Mais! Que goste também da performance dele no palco. Porque Michael Jackson é isto: um Rei do Pop Rock e dos Palcos. E o artista não morre.
Por: Valéria Miguez (LELLA).
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário