Lupas (317)
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Não sei se se torna mais desprezível, ao despontar "rocambolesco" da obra, o gosto maníaco pelos plot twists ou a reguinha explicativa praticamente desenhando qualquer remontação e conexão particular possível para o espectador.
Felipe Leal | Em 18 de Junho de 2019.
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Minnelli novamente encenando a impureza moral, em espiral, daquilo que é bastardo, ilegítimo, não pertencente. Coming of age em que o quadro é esse tipo de muralha que encapsula grandes feitos, grandes tragédias, ritos - sim, bastante próximo temporalmente de Imitation of Life para enlaçar um estudo da dupla de gêneros sociais predominantes, restando a este aqui a decadência dos rituais de macho, de sangue, de potência tão tipicamente (universais?) atrelados ao herói americano.
Felipe Leal | Em 18 de Junho de 2019.
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Bastam 5 minutos para se perceber que este aqui deve ser assistido de joelhos. Ultrapassa qualquer aproximação sutil, metafórica ou intricada entre filme e sonhos porque é, por cada mergulho, desfoque ou transição da câmera, os dois, indistinguíveis, ao mesmo tempo. A sua "metade" final caverna afora é uma das coisas mais inimagináveis e poéticas já filmadas, e que parta do princípio de que um homem adormece com óculos 3-D numa sala de cinema... Quando o ouvirão, Gan Bi?
Felipe Leal | Em 08 de Junho de 2019.
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Um De Palma que só vem fazer valer seu próprio autor nos confins de uma tourada, já murcho das dobraduras latentes de tensão e dubiedade de qualquer obra prévia, nem tampouco da paixão que justifica seus fins. Se assemelha a um filme qualquer de ação a ser pescado da metade e mudando de canais. Prazer quase leviano, infelizmente.
Felipe Leal | Em 08 de Junho de 2019.
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Por onde começar? Pela euforia de hilaridade que causa o sotaque magistral de Cotta?, por colocar essa dualidade dos deuses e tolos na ponta de uma faca sci-fi e psicodélica?, pelo trunfo que é a neutralização dos sexos pelo jogo com a ciência e com os refugiados?... Diamantino é pura e progressivamente genial.
Felipe Leal | Em 06 de Maio de 2019.
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Kurosawa é a prova de que só o tempo póstumo traz o devido reconhecimento, e Fujimaro está para ele como Zaratustra ou Moby Dick estiveram para Nieztsche e Melville: é o peso de uma singularidade falando por todos, de um anjo, algo inumano demais - ou até então - desmascarado pela maravilhosa frontalidade de Akiko.
Felipe Leal | Em 06 de Maio de 2019.
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A sensação do todo é semelhante àquela do Homem Formiga ao ser envelopado pela máquina e cuspido tempo à frente: ora a coisa está apressada e multifocal, ora "fácil" demais para não provocar certo estranhamento quando refaz todo um percurso dentro do tempo. Não chega a ser épico, mas é certamente dramático.
Felipe Leal | Em 06 de Maio de 2019.
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É o típico filme que faz da relação do cinema com a pedagogia algo complicado: depois que se entendeu o dispositivo de protelação da trama, o tempo é uma perda, um revirar de olhos; não se passam dez segundos que não retornem à circularidade enfadonha.
Felipe Leal | Em 18 de Abril de 2019.
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Só Joon-ho conseguiria esmagar uma distopia dentro de um trem e fazer de cada compartimento um microinferno deveras semelhante aos espetáculos do "real", deveras sanguinolento e imperdoável para que não carregue sua marca: toda família sangra.
Felipe Leal | Em 18 de Abril de 2019.
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Credito a Barley e sua relação com as FORMAS a competência que o giallo tem de empregar fantasmas e cores ou que Andy Warhol teve de se entrelaçar com a ressaca temporal de sua época, por exemplo. É um maestro do índice e da absurda imprensença do humano.
Felipe Leal | Em 18 de Abril de 2019.
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Peele desdobrando sua perspectiva das alteridades raciais e inerentes através do subsolo, da genética doentia, do espelho, do entretenimento e das manias coletivo-ideais. Cada insinuação é um acréscimo nisto que já é uma mitologia própria. Que cadência!
Felipe Leal | Em 06 de Abril de 2019.
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O prólogo de Orson Welles ao seu Processo (62) é a prova de que certas mãos sabem fazer em três minutos o que narrativas de subsolo e paranoia política inteiras não farão em duas, três, quatro horas. Irons e essas texturas de preto e branco, no entanto...
Felipe Leal | Em 06 de Abril de 2019.