Após o excelente Cidade de Deus, que lhe garantiu uma indicação ao Oscar, Fernando Meirelles é atraído até o exterior. E começou bem com O Jardineiro Fiel, e conseguiu me surpreender mais mesmo foi com Ensaio Sobre a Cegueira.
Um filme bastante diferente dos que eu vi atualmente, certas cenas em que fica clarões brancos ao representar a visão dos cegos nos dá uma agonia sobre a visão, passando o que aqueles cegos sentiam.
A atuação de Julianne Moore está ótimo, Alice Braga está neutra no filme, apesar da maioria dos japoneses que trabalham na TV ou filmes não atuarem bem (alguns com atuações horriveis que dá vontade de rir), Yusuke Iseya e Yoshino Kimura saem muito bem na atuação.
O filme mostra de tão fragil a sociedade que por causa de catástrofes, doenças, etc. a sociedade se desmorona e as autoridades perdendo controle na situação que tentam prevenir, mas que piora cada vez mais. O final é o retrato da esperança que surge após o caos imposto á sociedade, mostrando que mesmo que haja uma enorme catástrofe, o ser humano é capaz de se erguer e reconstruir a sociedade com as próprias mãos.
Ótimo filme que merece ser visto e revisto, um ótimo trabalho baseado num romance português digirido por um dos ótimos diretores brasileiros que não nos decepcionou até agora.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário