Introdução
Kanal é um filme polonês que retrata a resistência polonesa aos nazistas, no Gueto de Varsóvia. Conhecido como Levante de Varsóvia, esse ato de resistência dos habitantes da capital polonesa contra a ocupação nazista ocorreu em 1944, e contou com a coragem e bravura daqueles que preferiram morrer lutando, a sucumbir aos campos de concentração e suas câmaras de gás.
Apesar de ser tão antigo, a fotografia e produção de Kanal são dignas de muitos elogios e admiração. Logo em suas primeiras cenas, podemos nos ambientar à guerra e sua destruição, com imagens da cidade sendo destruída com lanças chamas, prédios sendo demolidos, e ruínas se multiplicando. Após sermos introduzidos à esse caos, surge um narrador apresentando-nos os personagens do filme.
História
Em fila indiana, os combatentes do levante vão caminhando e sendo anunciados um por um, com a informação de seus nomes ou apelidos, função e principais características: o comandante da companhia, Zadra, “um homem com um profundo senso de dever”; “tenente Sábio, instrui seus rapazes com mãos de ferro”; Esbelto, que “planeja construir aviões após a guerra”; “e finalmente, o Artista. Ele não é não um soldado, se apresentou à companhia ontem”. O narrador finaliza a apresentação dizendo: “observe-os enquanto vivem suas últimas horas”.
Personagens como o Esbelto, o Bússola e o Artista, são os mais curiosos. O início do filme se resume a apresentação dos personagens e algumas cenas de conflito com os nazistas. Vemos o Artista dando vida ao cenário infernal, tocando algumas músicas ao piano, para deleite de seus colegas. O tenente Sábio, casado e com um filho, se relacionando com uma jovem inocente, Halinka, que ainda está longe de descobrir a verdade sobre o affair. Bússola, por sua vez, estreita seu relacionamento com uma senhorita, Margarita. O filme dá a entender que trata-se de uma garota de programa que se apaixonou por ele.
Após algumas cenas de conflito e resistência bem sucedida aos alemães, em que Bússola sai ferido, o comandante recebe a ordem de fugir do local através da rede de esgoto. Esta ordem o deixa em choque e preocupado com a possível reação negativa de seus homens, que terão de fugir após toda a resistência que impuseram. Contudo, após a insatisfação causada com a notícia, o grupo se prepara para a fuga. É aí que o filme realmente vai ficando interessante e pesado.
Ao entrarem no esgoto o grupo logo se dispersa. Bússola e sua companheira ficam mais atrás em função de seus ferimentos, que ao longo do tempo vão deixando-o bastante debilitado. Sábio, Halinka e o Artista se juntam em um segundo grupo. O restante do conjunto avança boa parte unido, mas com o cansaço e a agonia de não encontrarem a saída, acabam se desintegrando mais à frente.
O ambiente sujo, fétido e nojento do esgoto, vai tornando as cenas cada vez mais impactantes. Enquanto o grupo avança pelo caminho, se deparam com muitas outras pessoas voltando desesperadas, em função de gases que vão sendo lançados lá dentro pelos nazistas. Algumas tentam se aventurar pelas saídas do esgoto, mas logo são mortas pelos alemães, que parecem estar em todos os pontos de escape. Com o passar do tempo, a situação vai ficando cada vez mais desesperadora, pois a sonhada saída nunca chega. São várias as bifurcações pelo caminho e ninguém sabe ao certo qual o trajeto correto.
Em um determinando momento, o Artista parece perder a esperança de escapar, e passa a tocar sua música vagando aleatoriamente pelo esgoto. Bússola sofre bastante durante o trajeto e só consegue evoluir graças ao esforço e dedicação da companheira. Nem o pútrido e repulsivo ambiente impede os dois amados de se beijarem e se tocarem. No fim, o casal encontra a tão desejada luz no fim do túnel, mas se deparam com uma grade e o rio logo adiante, que os impedem de escapar.
Em um momento de desespero, Sábio acaba contando a verdade à Halinka. Ela, armada, acaba se matando. O comandante e o sargento conseguem encontrar uma saída. Porém, ao perceber que o sargento mentiu ao dizer que o restante do grupo estava vindo logo atrás, o comandante atira e o mata. Sendo um “homem com um profundo senso de dever” não lhe resta outra alternativa que não voltar ao esgoto para buscar sua tropa. Sábio também consegue sua saída, mas dá logo de cara com os alemães, que o capturam junto a muitas outras pessoas.
Conclusão
Kanal, além de ser um filme muito impactante, é muito bem produzido e dirigido, inspira-se em uma história fantástica, e traz uma visão bem realista da destruição de uma guerra. Esta obra polonesa vai muito além do que estamos acostumados a ver em filmes do gênero. Misturando personagens muito bem desenvolvidos, relacionamentos intrigantes, ambientes caóticos e pesados e trilha musical marcante, Kanal é um filme que marcou sua época. Não à toa conquistou o Prêmio do Júri do Festival de Cannes, em 1957.
Embora possua todas essas qualidades, o seu tom pesado, violento e por vezes repulsivo, não é para qualquer público. Aqueles que admiram uma história marcante e uma produção realista, autêntica e corajosa, vão aproveitar bastante seus 91 minutos de duração. A experiência de assistir um filme antigo, em preto e branco, que retrata a guerra de forma muito diferente da que estamos acostumados na modernidade, sem dúvida, vale muito à pena.
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