Introdução
Até logo, meu filho é um drama chinês dirigido por Wang Xiaoshuai e protagonizado por dois atores que venceram os respectivos Urso de Prata de melhor ator e melhor atriz, Wang Jingchun e Yong Mei. Os dois formam um casal que teve a história marcada pela morte trágica do filho. O enredo gira em torno desse drama familiar, contextualizando com a China contemporânea e as transformações vividas no país nas últimas décadas.
"O tempo parou para nós faz tempo. Agora só estamos esperando envelhecer."
História
O casal Yaojun e Liyun trabalha em uma tradicional fábrica chinesa e vivem em uma modesta casa em Pequim, com seu filho Xingxing. Numa manhã qualquer, são avisados que seu filho havia se afogado na represa da região. Apesar de todos os esforços do pai em carregar o filho em seus braços, correndo até o hospital, o mesmo já chega sem vida. Uma tristeza profunda toma conta do casal, que apesar de quase nunca dialogar, conseguem apenas na expressão facial demonstrar todo o sofrimento que os abateu. Após o ocorrido, o casal resolve mudar de cidade e começar uma nova vida.
A forma como o filme Até logo, meu filho foi dirigido é bem peculiar, pois não existe uma sequência cronológica nas cenas. A todo momento somos jogados para um tempo diferente, seja no futuro ou no passado. De início, fica bem difícil entender o contexto e se situar, mas aos poucos vamos nos acostumando. Até porque, como são mais de 3 horas de filme seria impossível não se adaptar à esse formato.
É desse modo que vamos sendo apresentados a todos os fatos do enredo. Após a morte de Xingxing, entendemos que o casal adotou uma nova criança, mas que com o tempo foi ficando cada vez mais rebelde, a ponto de simplesmente fugir de casa, aumentando ainda mais a tristeza dos pais. Também descobrimos que Yaojun teve um caso com uma colega de trabalho e amiga da família por muitos anos. Esta reaparece um bom tempo depois, para trazer a notícia ao amante de que está grávida do mesmo.
Em mais um salto no tempo, retrocedemos ao momento em que Liyun tem uma segunda gravidez descoberta. Como a lei não permitia ter mais de um filho por casal, ela tentou esconder a situação o maior tempo possível, até que um dia passou mal no trabalho e sua chefe, que também era sua amiga, descobriu. Apesar da amizade, ela foi obrigada a abortar e levada praticamente à força. Esta ferida iria durar muito tempo para se cicatrizar, principalmente em sua amiga.
Um certo dia o filho do casal reaparece, com uma turma de amigos, solicitando a emancipação dos pais. Ao conseguir o que queria, ele some novamente. A parte final do filme é marcada pelo retorno do casal à Pequim, para se despedirem da amiga, causadora do aborto. Encontram uma cidade completamente diferente do que conheciam, embora sua modesta casa tenha ficado exatamente como fora deixada. Esse momento reconecta o casal a todo o ciclo de amizades que possuíam antes da perda do filho, demonstrado que nem mesmo o tempo, nem as marcas do passado, haviam rompido os laços.
O final de Até Logo, meu filho, se dá num momento de rara felicidade de Liyun e Yaojun, quando seu filho, que havia sumido, os liga para informar que está de volta à casa e pretende ficar com eles por um tempo.
Conclusão
Até Logo, meu filho, é uma obra bem original que traz várias peculiaridades, como os saltos no tempo, a duração longa para uma história simples, os poucos diálogos e as longuíssimas cenas, típicas de uma paciência oriental. O filme aborda vários temas interessantes, como o contexto político da época, a forma de vida da classe média chinesa e sua mudança ao longo do tempo, a rigidez das leis e da política que interferiam direta e profundamente na vida das famílias, as dificuldades de lidar com as dores da vida e superar traumas antigos.
A atuação de Wang Jingchun e Yong Mei também é digna de nota. Impressionante como conseguiram com poucas falas, demonstrar toda a tristeza e angústia necessárias a seus papéis. Para o público ocidental, alguns detalhes de muitas cenas são uma atração à parte, como a comida chinesa e a estrutura modesta das casas, dentre outras.
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