Ben Stiller é um dos mais populares e bem pagos cômicos da última geração de um gênero que sempre acompanhou a história do cinema americano, mas que na última década vem desgastando a fórmula de brincar com filmes famosos. Há muito tempo Ben Stiller vem de um sucesso atrás do outro, mas sempre na mesma linha das comédias românticas. Quando escreve e dirige o ator se supera e nos entrega sátira inteligente acima dos estereótipos. Trovão Tropical é seu terceiro filme atrás das câmaras e não faz feio. Consegue a proeza de divertir e brincar com o filme dentro do filme. Desde o início tudo é diversão nesta sátira anárquica que brinca com os grandes astros, filmes de guerra e o politicamente correto. Pra iniciar são apresentados três falsos trailers de filmes dos três astros de Hollywood que estão filmando na selva vietnamita o mais caro filme de guerra já realizado. Logo após quando o filme começa somos jogado pra dentro de um campo de batalha que remete ao sucesso Platoon, cheio de explosões, helicópteros insanos no ar e muito soldado ferido jorrando sangue para todo lado. Mas quando a coisa parece séria uma cena dramática é interrompida pelos atores principais e nos damos conta que estamos num set de filmagem de Trovão Tropical. Esse inicio apesar de não ser original há muito não era bem explorado como foi na fita O Magnífico com Jean Paul Belmondo em que uma narração de livro era confundida com um verdadeiro filme.
Ben Stiller apresenta a história dos astros Tugg Speedman (Ben Stiller), Jeff Portnoy (Jack Black) e Kirk Lazarus (Robert Downey Jr.) superestrelas de Hollywood contracenando a superprodução Trovão Tropical sob a direção do cineasta inglês Damien Cockburn (Steve Coogan). O filme é uma adaptação da autobiografia do veterano de guerra 4 folhas (Nick Nolte) na qual descreve os horrores pelos quais passou na Guerra do Vietnã. A equipe viaja até à selva vietnamita para dar maior veracidade à história, mas as filmagens não estão a contento porque os astros não conseguem controlar o egocentrismo hollywoodiano. Ben Stiller é o astro decadente de franquias de ação (seria Silvester Stallone?), Jack Black é um comediante viciado em heroína que faz o papel de múltiplos personagens obesos em um só filme (seria Eddie Murphy?) e Robert Downey Jr é um astro australiano vencedor de 5 Oscar. O produtor Les Grossman (Tom Cruise) pensando em salvar seu projeto segue a risca a orientação de 4 folhas e determina que o diretor solte seus astros na selva e coloque algumas câmaras soltas por lá para filmar os atores como se estivesse num reality show, mas um acidente fatal deixa a equipe sem seu diretor e ainda por cima terão que salvar a pele de um grupo de guardas de plantações de papoulas que os confundem tratando serem agentes do combate ao narcotráfico. Como se desfecha essa encrenca só assistindo ao filme porque as gags e as risadas são intermináveis. Tudo vira uma comédia de humor negro cheia de ação adornada de pirotecnia e explosões.
Ben Stiller só quer satirizar e dar algumas gargalhadas de seu próprio ofício. O filme foi bem de público e crítica apesar de receber alguns protestos anti-racistas já que o ator Robert Downey Jr. Está caracterizado como um ator branco que passa por rigorosa maquiagem para se parecer com um preto, pois sua técnica de interpretação é metódica (no filme dentro do filme). O estilo de Ben Stiller não é para qualquer um porque quando está atrás das câmaras ele abusa demais do humor negro e aqui ele tem uma ajudinha da mão de Etan Cohen que escreveu falas elaboradas e inspiradas.
O DVD de Trovão Tropical vem recheados de extras interessantíssimos que complementam a brincadeira. Há uma apresentação do MTV em que Ben Stiller, Jack Black e Robert Downey jr tiram sarro de seus filmes lançados no verão americano de 2008, também há o falso documentário das filmagens que parodia o documentário sobre as filmagens tumultuadas de Apocalipse Now, entre outras opções. Assista e se se divirta com esta comédia inspirada tão rara de encontrar em Hollywood. Não é um O Magnífico e nem perto chega dos filmes da Pantera Cor-de-Rosa, mas se encontra acima da média da série do tipo Todo Mundo em Pânico, coisa rara hoje em Hollywood, graças ao talento de Ben Stiller o astro que olhou pra fora de seu umbigo.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário