Embora a grande maioria das imagens do filme "Senna" seja conhecida (de longa data, inclusive) do youtube, o mérito do diretor Asif Kapadia foi juntar várias delas para formar um documentário em formato de filme, com começo, meio e fim, que emociona, e ao mesmo tempo empolga.
O ponto forte do filme é retratar com total fidelidade a personalidade de Senna, tanto para o bem quanto para o mal, da pessoa carismática ao piloto implacavelmente competitivo. Outro ponto muito forte do filme foi passar com precisão o quanto Senna era ídolo e a loucura que ele despertava nos brasileiros.
A pesada rivalidade de Senna com Prost na Mclaren, em 1988 e 1989, foi muito bem explorada pelo diretor. A polêmica da corrida de Suzuka em 1989 foi talvez o grande momento do filme: Senna tentou ultrapassar Prost, na chicane do circuito, Prost fechou a porta, e os dois bateram. Senna ainda voltou e venceu a corrida, mas os dirigentes anularam a sua vitória, alegando que ele não poderia ter cortado a chicane. Prost acabou ficando com o título de 1989. Neste momento, no filme, o diretor consegue deixar o espectador com ódio de Balestre.
A corrida de Interlagos, de 1991, em que Senna venceu guiando, nas últimas voltas, apenas com a 6a marcha, também foi presente no filme. A vitória de Interlagos em 1993 também esteve lá.
Talvez o único ponto fraco do filme tenha sido a pouca ênfase (quase nula) àquela que considero a melhor exibição da carreira de Senna: a vitória em Donington Park, em 1993, em que Senna largou em quarto, ultrapassou todo mundo na primeira volta, e ganhou com pelo menos uma volta de vantagem para os outros pilotos (exceto Damon Hill). Na ênfase a esta corrida, por exemplo, o documentário "The right to win" foi bem mais eficiente.
Também senti falta de ver algo relacionado à rivalidade de Senna com Piquet, ao bate-boca na imprensa, à troca de provocações que os dois tinham com freqüência nos anos 80, e por aí vai (numa das provocações, Piquet inclusive chegou a insinuar que Senna era homossexual)...
De qualquer forma, é um filmaço sobre a vida de Senna. Um filme tão grandioso quanto este herói nacional. A paixão que ele despertou e ainda desperta nos brasileiros estará sempre viva em nossas memórias. Mais ainda na memória de quem viveu essa época feliz. Teremos orgulho de dizer aos nossos filhos que vimos Ayrton Senna correr.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário