"From this day on, your world will be everything that happens in this building”. Assim era Alcatraz!!!
Filme de Don Siegel narra a história real de Frank Morris (Clint Eastwood) um prisioneiro com QI muito acima da média populacional.
Alcatraz foi projetada para abrigar os mais perigosos bandidos dos EUA, entre eles o lendário AL Capone.
Apelidada de A Rocha, Alcatraz era praticamente intransponível, uma verdadeira fortaleza em torno das aguas frias do pacífico.
Lá os prisioneiros ficavam totalmente desconexos do mundo, sem direito a reivindicações ou ter posse de jornais/revistas com informações externas.
Longe de qualquer notícia do mundo e sem expectativa de sair da prisão, os detentos se ocupavam trabalhando em uma oficina de carpintaria e como entretenimento se dedicavam a música.
Um dia Frank comenta com os amigos que encontrou vulnerabilidade em Alcatraz, e põe na mesa o plano de ação para fuga.
Juntamente com os irmãos Anglin e Allen West, Frank inicia os trabalhos para histórica fuga.
As escavações foram feitas com colheres retiradas da cozinha, e para cortar as barras de proteção dos dutos de ventilação, o genial Frank improvisou uma furadeira utilizando um ventilador roubado da sala de música.
Ao longo do plano foram juntando papeis, tintas e seus respectivos cabelos que eram recolhidos mensalmente da barbearia do presídio.
O trabalhou durou 7 meses e durante as escavações Frank fez grades falsas com papel para camuflar o buraco que estava sendo feito, assim como em Prison Break, os presidiários despistavam os concretos transportados em seus bolsos, no pátio do presidio.
Na noite de 11 de Junho de 1962 todo trabalho estava pronto, no entanto, West acabou tendo problema para retirar a grade(ventilação) de sua cela e com isso abortou a fuga, os irmãos Anglin e Frank Morris abandonaram suas celas no horário marcado.
Como evidência os bandidos deixaram em seus beliches cabeças em tamanho real feitas com papel machê e com os cabelos recolhidos da barbearia, com isso conseguiram enganar os guardas que faziam a ronda à noite.
Para abandonar a ilha de Alcatraz os prisioneiros fizeram um boat com capas de chuva recolhidas da lavandeira, o plano foi bem sucedido a vigilância só foi dar conta da fuga na manhã do dia 12.
Os prisioneiros nunca foram recapturados, teorias dizem que eles não resistiram e morreram afogados na baía de São Francisco, outros dizem que eles vieram para América do Sul.
Sem dúvida um grande filme com destaque para direção de Don Siegel e a entrega que Clint Eastwood dá ao personagem principal.
Fuga em Alcatraz certamente inspirou Paul Scheuring na criação de Prison Break, as semelhanças da primeira temporada com o filme de Siegel são grandes.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário