Cyrano de Bergerac.
O filme inspirado numa personalidade veritica e famosa peça francesa de Edmond Rostand. José Ferrer interpreta o personagem que é soldado espadachim, poeta, escritor, artista e muitas outras coisas, e claro carrega a fama pelo seu enorme nariz. Ele é apaixonado pela prima Roxane (interpreta pela Mala Powers) sendo que ela na verdade ama um dos membros do exercito recém-chegado Christian de Neuvillette (William Prince).
Vamos falar primeiro dos aspectos técnicos. A reconstrução da França de 1640 é bem feita e o figurino também acerta, não chega a ter planos grandiosos mas sabe-se que não era necessário ter a grandiosidade. A fotografia é excelente em preto e branco e a trilha-sonora composta por Dimitri Tiomkin interage com os momentos das cenas. As luta de espadas também são bem coreografas chegando a me lembrar as cenas de: Os Tres Mosqueteiros, As Aventuras de Robin Hood (1938) com Errol Flynn e até Hamlet (1948) dirigido e estrelado por Laurence Olivier.
O roteiro de Carl Foreman conseguem transporta a essência da peça de Rostand para a linguagem cinematografia americana. A direção de Michael Gordon é excepcional, ele cumpre todos os deveres. Como esse filme é de astro, José Ferrer é o que carrega o filme todo pelas costas inclusive acabou ganhando o Oscar de melhor ator. Na minha opinião James Stewart por Meu Amigo Harvey e William Holden por Crepúsculo dos Deuses estavam bem melhores que Ferrer.
Esse filme poderia ser um ótimo se não fossem os atores que fazem parte do arco. William Price e Mala Powers não possuem uma boa atuação e nem carisma. Há tentativas de inserir humor no relacionamento do triângulo (Cryano, Roxane e Christian) mas nenhum momento funciona. E a Mala Powers é exemplo perfeito de atriz que é bonito que não possui talento em atuar porque há cenas dela que ela faz um olhar de personagem cego sendo que nenhum momento do filme te diz. De tão ruim que as atrizes Anne Brochet (versão francesa de 1990 com Gérard Depardieu) e Daryl Hannah (comédia de 1987 com Steve Martin!) conseguem ser superiores.
Cyrano de Bergerac é filme que aspectos técnicos otimos, uma trilha sonora envolvente, uma direção e roteiro que cumprem seus papeis, e tendo um ator que levar o filme. Porém seu principal erro cometido é escolhido atores não muito talentosos que interpretam personagens muito importantes para a trama.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário