Péssimo!!
É tão ruim, mas tão ruim, que não sei nem se dá pra enquadrar na categoria trash daqui há uns dez anos.
Tenho a impressão de que foi escrito e dirigido pelo clero. Só posso atribuir um roteiro tendencioso e tanta falta de conhecimento histórico a alguma tentativa de impedir que se descubra a verdade sobre a Inquisição.
O filme tem inicio com o enforcamento e afogamento de três mulheres acusadas de bruxaria, e um padre retirando-as do rio para entoar um encanto sai-capeta sobre seu cadáver.
Se havia um grupo de pessoas que sabia que essa historia de bruxa e heresia servia somente como um bode expiatório para aniquilar àqueles que se opunham ao poder do estado, eram os padres.
Bruxas eram mulheres guerreiras, não omissas e conectadas com a natureza, apenas isso.
Daí de repente surge a Ordem dos Cavaleiros Templarios e os seus "Guerreiros de Deus", respingando sangue pra tudo quanto é lado. Nicolas Cage finalmente após algumas batalhas, percebe que não está correto matar em nome de Deus e zzzzzzzz.
A gente não se identifica com o personagem, não sofre por ele, não torce por ele e no fim já nem sabe no que ele acredita.
O cenário é tão ruim que os do Chapolim me causam nostalgia.
A empreitada do povo até a "terra prometida" é previsível, maçante e idiota.
A Bruxinha que de vassoura de capim não tem nada, sabe fazer cara de coitadinha perseguida, bem como de possessão.
Porém, é revoltante ver o tema tratado com tanto desrespeito, descaso. A Bruxa é vista como uma entidade maligna, uma coisa.
Até que há uma critica velada às chacinas praticadas em nome do Homem e do Filho do Homem, ou seja, à igreja em sí, mas logo a luta do bem contra o mal trata de justificar o mau comportamento dos nossos herois, os valentes de Deus. E da fé que anima a vossa igreja, como um todo.
Para um roteirista linkar a bruxa ao prório demônio, tão claramente, das duas, uma: Ou ele é muito ingenuo, ou é beato, clérigo, carola, católico ferrenho, um fanático, algo assim.
Ninguém tem razão de ser, ou historia, empatia, conteudo.
Parece até um culto da Universal contando pros fiéis que a Dona Serpente é muito má e fazer sexo é pecado, e que gerar filho fica ainda mais lindo se continuar virgem... Me poupe.
Socorro Tonico.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário