A lenda da interpretação, James Cagney, encarna o bandido Jarret num dos mais importantes filmes da lenda por trás das câmeras, Raoul Walsh, para juntos atestarem um verdadeiro documento cinematográfico a respeito de toda uma leva de obras do período clássico hollywoodiano, onde a representação dos filmes policiais envolvendo gângsters fica clara em todos os aspectos, podendo ser a exemplificação das obras que lhe precediam e lhes sucederiam, com claras exceções obviamente, como Coppola. Mas Michael Mann bebeu da fonte, já que trata-se de um dos maiores realizadores do gênero do cinema contemporâneo na America e até Scorsese.
A base para o filme é o tradicionalíssimo jogo de gato e rato, polícia e ladrão, onde o gangster de Cagney deve estar sempre um passo a frente de seus perseguidores da lei, que por sua vez precisam montar esquemas mirabolantes e estratégicos para superarem a sua astúcia. O personagem Jarett é um autentico gangster dos anos 40 do cinema, sem piedade, ambicioso, frio, desconfiado, ingrato, rude e possui uma paixão possessiva por um jovem aproveitadora. A exceção é que o que sustenta aquele homem deplorável é sua idosa mãe, uma senhora nada confiável e clara influência ao filho e uma atormentação que o acompanha por um trauma de infância referente a inveja, que o leva a ter dores de cabeça terríveis, como se a dor fosse pouco perto do peso de consciência que deveria ter, mas passa longe.
Enquanto em sua outra obra-prima Walsh direciona os personagens a uma fuga da cidade, aqui além de citar High Cierra, ele parece lançar o núcleo de acontecimentos em direção contraria. Numa abertura genial, onde, durante um assalto a um trem, o foco passa de uma gangue a outra. O trem passa por uma localidade distante e inabitada, aos poucos o bando de Jarret vai indo em direção a zona urbana, onde a policia esta em cada rua, porém os bandidos podem sentir a ameaça a distancia e fugirem da lei com segurança, acionando os mecanismos sociais onde a própria justiça se torna um empecilho para ela ser cumprida.
É quando a única maneira de chegar ao criminoso aproveitador de Cagney é se tornando um, ou pelo menos se fazendo passar por um. Após um plano audacioso, Jarret se expõe à culpa de um crime onde é condenado ha dois anos de prisão para escapar da responsabilidade do roubo ao trem, vai preso. Autoridades então colocam um agente disfarçado em sua cola para conseguir uma confissão. Mas dentro da penitenciaria ele corre mais riscos de vida do que fora, pois la dentro não há para onde fugir, mas aos poucos o agente conquista sua confiança e o mantém em segurança.
Alguns dos elementos noir estão presentes, mas White Heat é um autêntico filme de gangster, popular nos estados unidos na época, assim como Public Enemies do Wellman ou Scarface do Hawks, por exemplo. Todos os detalhes essenciais e que se tornaram clássicos e característicos do gênero nas décadas de 30, 40 e 50 estão presentes.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário