O filme Beleza Americana começou a ser escrito já em 1990, e inicialmente, seria uma peça teatral. Porem o roteirista Alan Ball achou que a história não funcionaria nos palcos e resolveu arquivá-la. Anos mais tarde, Alan reviveu a ideia e, junto com uma dupla de produtores, apresentaram o roteiro a “Dream Works”.
Beleza Americana conta a história de Lester Burnham (Kevin Spacey), um editor de revista de 42 anos da classe media alta americana. Que tem uma vida que segue o tradicional “Way of life”. Tem situação financeira e emprego estáveis, carro do ano e frequenta festas da alta sociedade. Ele é casado com Carolyn (Annette Bening), com qual tem uma filha adolescente chamada Jane (Thora Birch). Apesar disso, Lester é uma pessoa insegura, confusa e até deprimida que começa a questionar os valores do seu dia-a-dia como a família, sua vida sexual e o seu emprego.
O filme é uma dissecação do modo de vida aparentemente perfeito dos norte-mericanos, que nos obriga a aparentar sempre que somos a família mais feliz do mundo aos nossos “vizinhos”, escondendo nossas frustrações, desconfianças e inseguranças. Isso é apresentado de forma espetacular no filme, pois todos os personagens aparentam tais inseguranças e tentam esconde-las uns dos outros para parecem “normais”. Do nosso protagonista à, amiga de Jane, Angela (Mena Suvari). Por ironia (e genialidade também) os únicos personagens que aparentemente não apresentam essa insegurança são os considerados “anormais” pela socidade, são eles: os vizinhos homossexuais e o lunático Ricky Fitts (Wes Bentley).
Tecnicamente, vale ressaltar o artifício da narração póstuma do personagem de Kevin Spacey, a qual me fez lembrar “Crepúsculo dos Deuses” (1950). Esse tipo de narração nunca deixa o filme previsível, pois a trama não está em sua morte por si só, e sim em quem o matou e por que. Deixando o expectador sempre envolvido com a história.
Enfim, Beleza americana é uma sátira a moral da classe média, se tornando uma desconstrução, tijolo por tijolo, do “Lar Ideal”. Um clássico que faturou 5 Oscars ( Incluindo Melhor filme e Melhor direção) e 3 indicações, que nunca será esquecido pois entrou na historia do cinema.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário