O maior elogio que pode ser feito a Billy Wilder em Crepúsculo dos Deuses é que depois de ter expôsto Norma Desmond a inúmeras desilusões ele se apiedou de sua personagem principal e conferiu a ela o'' retorno'' com qual ela tanto sonhara.
Um dos aspectos principais da história é a de que as promessas de Hollywood de transformar atores, diretores e roteiristas em celebridades, é capaz de a longo prazo corromper inteiramente a alma dessas pessoas. A figura de Norma Desmond é onipresente na indústria do entreterimento, sempre que pensamos em astros e estrelas decadentes, seja na música, no cinema ou na tv, a sua imagem logo nós vêem a mente. E assim continúara sendo, enquanto houver promessas de transformar pessoas normais em deuses, Norma Desmond surgira como uma sombra incoveniente, uma lembrança perpétua dos efeitos danosos que este tipo de atitude pode causar no coração das pessoas.
Para compreendermos os tempos de glória de Norma Desmond não é necessário muita pesquisa ou imaginação; Hollywood era o paraíso na década de 20, e continua a sê-lo nos dias de hoje. E em meio a vários astros e estrelas que mantêm a mesma popularidade ao longo do tempo há sempre tambem aqueles que fazem sucesso em um ou dois filmes e em seguida caem no esquecimento. Desse ponto de vista pessoas como ela não passam de um efeito colateral inerente ao sistema. Ou seja em Crepúsculo dos Deuses temos um belo exemplar da Seleção Natural de Darwin aplicada aos seres humanos; Norma Desmond não foi capaz de se adaptar as mudanças no ambiente em que vivia, por isso caiu no esquecimento, agora é muito mais fácil culpar o sistema, o gosto do público ou qualquer outro fator externo do que tomar consciência das próprias limitações. Mantem-se em sua torre de marfim onde pode continuar acreditando que é uma estrela. Tem seu macaco de estimação, brinca de carta com seus velhos colegas, assiste a um filme em que contracenou uma vez por semana, tem um mordomo que satisfaz todas as suas vontades e ainda recebe cartas de fãs ansiosos por seu retorno as telas. È uma grande injustiça da parte de Joe Gillis dizer que sua vida é vazia.
Norma Desmond surge como uma exceção mas tambem não séra ela a regra? Será que tambem não existem atualmente astros que vivem em torres de marfim e, com a colaboração de agentes bajuladores, julgam ser mais do que são na realidade? Assim sendo Crepúsculo dos Deuses tambem apresenta contornos religiosos e morais pois mostra o modo como a vaidade e a soberba, dois pecados capitais, podem contribuir para a rúina de um ser humano.
Joe Gillis, narrador do filme é o outro exemplar típico de um fracassado, mas pertence a uma outra casta: a dos pretensiosos. Iludido pelas promessas de Hollywood, abandona seu trabalho, seus amigos, sua vida normal, apenas para em um curto período de tempo na ''terra dos sonhos'' descobrir que não tem tanto talento quanto supõa ter. No encontro com Norma Desmond ele enxerga a oportunidade de entrar no jogo de Hollywood nem que seja pela porta de trás. Com o passar do tempo percebe que se tornou o pior tipo de aproveitador: aquele que mesmo envergonhado dos seus atos continua a praticá-los.
Mas como não nós enternecemos com a figura do descobridor de Norma, seu ex-marido e mordomo Max von Mayerling que adora tanto a sua senhora que não permite que ela enxergue a verdade. Como criticar severamente alguém que, para garantir a paz da pessoa que mais ama omite dela certas verdades. Os resultados de sua atitude mostram-se desastrosos. Mas o que faríamos em seu lugar? A mim me parece que tanto a revelação da verdade quanto sua ocultação podem ter resultados terrivéis. Ele escolheu o que lhe pareceu menos cruel.
Betty Schaefer, interesse amoroso de Joe mostra-se a única personagem bem-resolvida na trama, e capaz de superar os próprios complexos. Muitos consideram essa personagem de pouca importância na história, mas é através dela que Billy Wilder cria uma oposição clara a personalidade perturbada de Norma Desmond. Com a presença de Betty, Billy Wilder mostra que seu filme não é uma mera crítica a indústria Hollywoodiana, mas principalmente uma crítica as nossas têndencias narcisistas e escapistas que são as gêneses dessa indústria.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário