De acordo com os últimos estudos da psicologia todas as pessoas tem algum tipo de fobia, algumas que nós impedem de viver como desejamos, outras tão peculiares que não constituem qualquer empecilho em nossas vidas.
No caso do policial Scottie, sua fobia se manifestou da pior maneira possível: em perseguição a um fugitivo seu medo de altura contribuiu para a morte acidental do seu parceiro.
Traumatizado com o ocorrido, Scottie torna-se um policial semi-aposentado, levando uma vida ausente de significado e sentindo-se frustado por não poder exercer o ofício que mais gosta.
Nesse momento indefinido da sua vida, ele recebe um pedido de um colega da juventude para que ele siga sua esposa a fim de descobrir a causa de sua atual instabilidade emocional, as vezes comportando-se como se fosse outra pessoa, a princípio recusa o pedido alegando não ser mais detetive, mas por fim cede aos seus apelos.
Com o passar do tempo ele se vê cada vaz mais intrigado em desvender o mistério que envolve a esposa do amigo, principalmente após ela apresentar tendências suicidas. Sente-se no dever de protegê-la e julga estar apaixonado por ela. Mas ele apenas demonstrar seu amor por ela ao perceber que esta precisa de sua proteção. O que levanta a questão: será que Scottie esta realmente apaixonado por ela ou apenas pela ideia de protegê-la, projetando nela a esperança de encontrar uma pessoa que dê sentido a sua atual existência insignificante?
Quando Scottie julga ter falhado em sua missão de protegê-la, entra em depressão profunda.
Na segunda parte do filme, ele encontra uma mulher fisicamente parecida a que ele tentou proteger e isso dá um novo impulso a sua vida a ponto de querer tornar-la a imagem e semelhança da mulher que ele falhou em proteger.
Quando a verdade escondida por trás das aparências vem a tona ele percebe a necessidade de encarar seus medos.
A complexidade da trama e dos personagens de Um Corpo que Cai é tamanha que permite a possibilidade de inumerás leituras.
Mas a conclusão da obra parece coerente com as ideias modernas acerca do medo e do amor: com força de vontade qualquer pessoa pode superar seus dêmonios e existem varias formas de se amar alguem.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário