Talentoso diretor de filmes políticos, Greengrass já coleciona muitos prêmios na carreira.
O britânico Paul Greengrass começou a se interessar por cinema ao realizar, ainda no colégio, curtas-metragens de animação. Com o passar dos anos, Greengrass resolveu continuar no ramo e, logo após ter se formado na Universidade de Cambridge, foi estudar na Granada Television School.
Ocupou-se, no início da carreira, com a série de documentários World in Action. Foi nessa época que se interessou pelos conflitos que ocorriam na Irlanda do Norte (seu primeiro filme de sucesso, Domingo Sangrento, foi sobre o tema). No ano de 1989, o diretor realizou seu primeiro longa ficcional, Resurrected, que foi premiado no Festival de Berlim. Continuou, em seguida, fazendo uma série de filmes para a tevê, abordando temas sociais e políticos. Alguns exemplos são Open Fire, que narrava a história de um policial acusado de assassinato, e The One That Got Away, que mostrava uma operação militar durante a guerra do golfo.
Já em 2002, o diretor lançou Domingo Sangrento, filme de grande sucesso mundial, vencedor do prêmio máximo no Festival de Berlim. Dois anos mais tarde, dirigiu A Supremacia Bourne, longa estrelado por Matt Damon.
Recentemente, em 2006, lançou Vôo United 93, sobre o único avião a não atingir o seu objetivo nos atentados de 11 de setembro, nos Estados Unidos. A produção foi, de maneira geral, muito bem recebida pela crítica mundial. Entre os prêmios que o filme vem colecionando estão as escolhas de diversas associações de críticos, que o elegeram como melhor filme do ano. Recebeu ainda quatro indicações ao BAFTA – o Oscar britânico – e duas indicações ao Oscar, melhor diretor e melhor edição.
O último longa-metragem assinado por Greengrass foi O Ultimato Bourne, filme que encerra a trilogia sobre o agente Jason Bourne. Estreou nos cinemas nacionais em agosto de 2007, e foi muito elogiado. A direção de Greengrass, ele optou por filmar com a câmera trêmula, é brilhante. O resultado foi um ótimo filme. O Ultimato Bourne é uma produção que não parece ter força suficiente para levar o diretor a ser, novamente, indicado ao Oscar, mas seu trabalho é digno.
Paul Greengrass já tem programado mais dois filmes: They Marched Into Sunlight, sobre a guerra do Vietnã, e a recém-anunciada adaptação para as telas do livro Imperial Life in the Emerald City: Inside Iraq's Green Zone, sobre a tentativa norte-americana de montar um governo provisório no Iraque.
Desde o início da carreira, quando filmou Domingo Sangrento e a série de filmes para a tevê, o diretor já mostrava o apreço por filmar assuntos políticos. Após o filme sobre o conflito na Irlanda do Norte, mudou o enfoque para a política de guerra dos Estados Unidos. O primeiro exemplar fora o recente Vôo United 93. Nos próximos anos virão filmes sobre o Vietnã e o Iraque, se não forem tão bons, restará o consolo de que ao menos o diretor está interessado em fazer cinema de verdade.