Saltar para o conteúdo

Notícias

Game of Thrones - S05E02 - The House of Black And White

Bernardo Brum:

Como no início das últimas temporadas, há basicamente consequências de crises cujos arcos foram concluídos  nos últimos episódios, mas temos a introdução de um novo universo, com uma nova paleta de cores, caracterização de cenografia e figurino: mesmo que por menos de cinco minutos, Dorne já se mostra um novo e convidativo cenário, com seus protagonistas duros, letais e vingativos que, ocultos por tanto tempo da série, aparentam mostrar uma revitalização, um novo atrativo frente a cenários com histórias já bem explicadas, aprofundadas e descritas que, finalmente, começam a se afunilar para um desenrolar final cada dia mais próximo, com Daenerys gerenciando as crises de ser situação e não mais comandante de rebeliões; a decadência de Cersei e do reinado vigente em Porto Real através do "foreshadowing" do primeiro episódio que começa a dar sinais cada vez maiores - a Fé dos Sete chegando na cidade no primeiro, Cersei assumindo as rédeas de Tywin mas nomeando testas de ferro como conselheiros no segundo; e Jon Snow assumindo um papel decisivo como Lorde Comandante da Muralha e criando aliança e vassalagem com Stannis Baratheon, "eleito" pela sacerdotisa Melisandre e pelo Banco de Ferro como melhor pretendente ao Trono. Mesmo com o resto dessa temporada mais duas pela frente, começamos a ver um desenho que os primeiros, cheios de candidatos e cheios de trama, estavam longe de esboçar. A incógnita reside na nova dupla de destaque, após Tyrion e Bronn, Brienne e Jaime, Arya e Cão: Mindinho e Sansa, ele cada vez mais ganancioso e imprevisível e ela cada vez mais "escolada" no jogo dos tronos após ser tutelada há três temporadas na arte da manipulação; enquanto isso, Tyrion e Varys indo apoiar Daenerys em Meereen deve ganhar mais aprofundamento, mas dada a marcada diferença dos livros, é difícil prever qualquer coisa, assim como Arya encontrando "A Casa Branca e Preta". Uma casa incógnita em um continente ainda desconhecido: o último plano do episódio é quase um símbolo do que pode ver a acontecer após o Casamento Vermelho e a morte de Jofrrey Baratheon e Tywin Lannister. Valar Morghulis?

Bruno Marise:

E Game Of Thrones segue num ritmo cadenciado em um episódio com pouquíssima ação e nenhuma cena forte. O mais surpreendente foi a eleição de Jon Snow como Lorde Comandante da Patrulha. Achei uma resolução "feliz" demais para os parâmetros da série. Brienne finalmente encontrou Sansa, que está totalmente influenciada por Mindinho e negou os serviços da Cavaleira. Quem estava ansioso com a primeira aparição de Dorne, deve ter se decepcionado, já que a sequência foi curtíssima, mas deve dar as caras mais vezes, principalmente agora com a missão de Jamie para trazer Myrcella de volta a Porto Real, ameaçada pela sede de vingança da viúva de Oberyn. Tyrion segue desiludido e deprimido, sem maiores ambições e se afogando em vinho. Arya finalmente encontrou Jaqen após um tempo perdida nas ruas de Braavos e vai começar seu treinamento na seita dos Homens Sem Rosto. Enquanto isso, Daenerys segue com problemas e tomando decisões erradas. Em busca de retaliação pelo assassinato dos Imaculados, Verme Cinzento e Dario Naharys capturaram um dos Filhos Da Harpia e o levaram à Khaleesi. Seguindo os conselhos de Sor Barristan, resolveu decidir o destino do prisioneiro após um julgamento. Um ex-escravo, sem piedade nenhuma dos antigos mestres matou o cativo, frustrando os planos. Dany, querendo fazer cumprir a lei, executou o rapaz publicamente, causando revolta nos escravos libertos e dando início a uma suposta guerra civil em Meereen. Até agora, os dois episódios foram de reeorganização e preparação. Devemos ter um meio de temporada bastante eletrizante.

Comentários (1)

Raphael da Silveira Leite Miguel | terça-feira, 28 de Abril de 2015 - 20:42

Vem mortes por aí, pelo comentário do Brum, e com certeza ficarei pê da vida de algum dos meus personagens preferidos ter batido as botas.

Mas quanto ao episódio, achei meio parado assim como o primeiro, porém está preparando o terreno pelo que está por vir, e estou ansioso em ver que as coisas não estão saindo da forma como Daenerys imaginava, ela vai ter que aguentar a bronca agora. Outra coisa que me chamou a atenção foi a transformação de Sansa, que está cada vez mais parecida com Cersei, cada vez mais disposta a assumir a nobreza, custe o que custar.

Faça login para comentar.