Saltar para o conteúdo

Notícias

Cobertura da Semana III

 

Better Call Saul - S01E10 - Marco

Após o devastador nono episódio, o décimo episódio de Better Call Saul, focado quase que exclusivamente em Jimmy, resgata o seu passado como trapaceiro não para mover a história adiante, mas como um momento de auto-análise do protagonista - quem foi, quem é e quem tenta ser. Recuperando o também trapaceiro Marco que havia aparecido anteriormente em um flashback, a série mostra a dívida de seus autores com o clássico cinema Hollywoodiano, lançando mão da “sequência-sumário” através da fusão de imagens sobre um mesmo fundo para resumir, em questão de minutos, os esforços de um longo período de tempo, criando uma cena que se desloca livre de tempo e espaço, mostrando como aquele cinema já lançava mão de mecanismos estético-narrativos herdados da literatura em nome do efeito - aqui, nesse caso, a ironia, a inebriação e os estímulos. Jimmy fecha a temporada com seus arrependimentos e remorsos, mas amarrando os nós que deixara frouxos e, resoluto de sua condição de pária, passa a encarar o mundo sintetizando presente e passado, o esforçado Jimmy McGill e o malandro “Slippy Jimmy”, germinando em sua última cena um dos personagens mais estimados de sua série de origem.

 

Game of Thrones - S05E01 - The Wars to Come

Em um dos raros recuos narrativos feito pela série, David & Dan lançam mão do recurso de “foreshadowing”, de uma certa previsão narrativa através da figura muito apropriada de uma vidente que dita fatos a acontecerem para uma ainda jovem Cersei. A reorganização que o vácuo de poder causado pela morte de Tywin no final da quarta temporada promove influi em um episódio quase que completamente focado em reorganização, tanto em Cersei tomando as rédeas de Porto Real frente à presença cada vez mais forte dos Tyrell e o surgimento por enquanto tímido da ordem dos Pardais, a aliança inusitada de Tyrion e Varys quando chegam além do Mar Estreito e os problemas cada vez maiores que Daenerys enfrenta para governar - já que a organização pró-escravocracia Filhos da Harpia arquiteta uma rebelião nas sombras. A reorganização também acontece no Norte, onde após conseguirem parar Mance Rayder e seu exército de selvagens, Jon Snow e Stannis Baratheon firmam uma ainda tímida aliança de dois exércitos enfraquecidos que começam a se reeguer. A confusão é praticamente encarnada por Tyrion, desde o ponto que sua história nesse arco começa, vendo o mundo através de buracos de uma caixa que rola de forma estonteante, até o momento em que debate com Varys entre participar do futuro de Westeros ou lamentar-se de seu passado e entregar-se ao vício. Um caminho que revela ser dificilmente harmônico, como o final dá conta, chocando as paletas de cores de duas regiões e povos diferentes em uma cena de violência solene, organizada e quase ritual.


Bruno Marise:

Esse começo de temporada foi bem morno. Tudo bem, é compreensível a ressaca após a brutalidade que foi a quarta temporada, ainda mais na reta final. Mas para uma season premiere, ficou devendo. Talvez o momento de maior impacto foi a execução do Mance Rayder, porém, nenhuma surpresa. O cara é um idealista por natureza, não seriam dois minutos de conversa com o Jon Snow que iriam fazer ele se ajoelhar e virar melhor amigo do Stannis. Mesmo assim, acredito que os selvagens devem-se aliar a ele para atacar Winterfell. A cena de abertura foi muito bem colocada, mostrando que o caráter duvidoso da Cersei vem desde a infância e já deixando no ar que a Margaery não vai largar o osso e se casará com o Tommen. Interessante ver a evolução e amadurecimento da Sansa. A postura dela lembrou muito a de Catelyn. Realmente não dava mais pra ser uma garotinha sonhadora depois de ter quase toda a família assassinada. Destaque para a cena de Tyrion e Varys. A dupla sempre rende diálogos sensacionais. A intenção do Aranha em apoiar Daenerys é um tanto quanto inesperada. E essa tem percebido que ainda vai precisar comer muito arroz e feijão para conquistar o trono de ferro e ser a rainha justa que tanto deseja. Além de ter que reconquistar a confiança dos dragões,  o assassinato dos imaculados pode ser mais um obstáculo para a Khaleesi. Com a total ausência de Arya nessa estreia, o próximo episódio deve ter uma boa parte dedicada a ela. Que venha o próximo domingo!

Comentários (0)

Faça login para comentar.