Saltar para o conteúdo

Notícias

7+: Sitcoms

- por Guilherme Bakunin

Sitcom é abreviação para "situational comedy", ou comédia de situação. Trata-se geralmente de séries onde as ações ocorrem com frequência nos mesmos lugares, com a óbvia intenção primordial de fazer-se humor. Por décadas as sitcoms americanas eram reféns de uma estrutura pré-definida, encabeçadas por personagens transmissores de uma moral clara e politicamente correta. Ao final dos anos 1980 algumas séries começam a romper com esse padrão e, já nos anos 2000, a própria linguagem visual fora esfacelada, dando surgimento a séries ditas "pós-modernas", conscientes de suas estruturas e, justamente por isso, capaz de rompê-las mais veementemente.

A lista a seguir arrola 7 sitcoms que não apenas, na opinião do editor, cumpriram competentemente a função principal de gerar risadas, mas que também, cada qual a sua maneira, questionaram ou romperam barreiras em termos de estrutura, narrativa ou linguagem.

7. Cheers

6. The Office

5. It's Always Sunny In Philadelphia

4. Parks and Recreation

3. Seinfeld

 

2. Community

1. Arrested Development

Comentários (5)

Guilherme Bakunin | quarta-feira, 25 de Março de 2015 - 18:41

Fernando, acho How I Met Your Mother bem legal, mas não o suficiente pra bater de frente com essas sete aí listadas. Sobre as mudanças, Arrested Development já trouxe tudo isso aí alguns anos antes, numa potência bastante elevada :)

Fernando Kraschinski Gonçalves | quarta-feira, 25 de Março de 2015 - 19:23

Acho Arrested muito boa também, mas bem diferente de How i met. Arrested quase não é uma sitcom. No entanto, a falta de How i met eu até entendo, mas Friends, achei mancada. Poderíamos trocar as posições 4 ou 5 por Friends tranquilamente. Na minha opinião, claro.

Gustavo Moura Araujo | sexta-feira, 27 de Março de 2015 - 00:53

Gosto de Arrested Development apesar de ter detestado a 4 temporada...

Cleber Eldridge | segunda-feira, 30 de Março de 2015 - 14:29

Essa lista é imperdoável simplesmente por ter deixado FRIENDS de fora, e olha - precisamos de um ótimo motivo para isso ter acontecido.

Faça login para comentar.