Saltar para o conteúdo

Notícias

Os longas do Cine Ceará 2019

Acaba de ser divulgada a programação de longas metragens do 29o. Cine Ceará - Festival Ibero-americano, a se realizar entre os próximos 30 de agosto e 6 de setembro. A primeira novidade é a presença de Eduardo Valente na curadoria, ao lado de Margarita Hernandez e a colaboração de Wolney Oliveira, diretor do festival. Eduardo é dos mais festejados curadores da atualidade, já tendo passado pelo Festival de Brasília, na equipe do Olhar de Cinema e também delegado brasileiro para o Festival de Berlim, além de realizador do premiado 'Um Sol Alaranjado', que entre muitos prêmios ganhou o da Mostra Cinefondation, do Festival de Cannes. 

A seleção de longas tem o aguardado 'Greta', de Armando Praça, vindo direto do festival de Berlim desse ano, e 'Canção sem Nome', da peruana Melina Leon, da seleção de Cannes desse ano. O filme trará o novo filme do lendário Rosemberg Cariry, e um novo documentário da carioca Betse de Paula, 'Vozes da Floresta'. O festival ainda trará produções do México e de Cuba e promete ser das mais fortes já vistas em competição do Cine Ceará. 

De acordo com Valente, a seleção mostra o excelente momento pelo qual passa o cinema ibero-americano como um todo, além da participação preciosa do nosso cinema, e em especial a própria cinematografia cearense. “São cinco filmes de ficção e dois documentários que apresentam uma gama variada de temáticas de enorme importância no mundo contemporâneo, com personagens e narrativas altamente engajantes, que vão fazer com que o público do Cineteatro São Luiz se emocione, descubra e leve consigo histórias que reforçam a potência criadora e modificadora da arte cinematográfica”. 

Ainda por lançar a lista especial que a mostra Olhar do Ceará está preparando para esse ano, o festival reafirma sua força com uma presença maciça de representatividade adequada ao nosso tempo, em um recorte que prima acima de tudo pela qualidade e por prezar por um olhar amplo para o Brasil e também para o mundo latino. 

OS LONGAS DA COMPETITIVA IBERO-AMERICANA

 

El viaje extraordinario de Celeste García / A viagem extraordinária de Celeste García. Dir. Arturo Infante. Ficção. 2018. 92min. CUBA.

Canción Sin Nombre / Canção sem nome. Dir. Melina León. Ficção. 2019. 97min. PERU.

Greta. Dir. Armando Praça. Ficção. 2019. 96min. BRASIL. 

Luciérnagas. Dir. Bani Khoshnoudi. Ficção. 2018. 85min. MÉXICO.

Notícias do fim do mundo. Dir. Rosemberg Cariry. Ficção. 2019. 70min. BRASIL.

Ressaca. Dir. Patrizia Landi e Vincent Rimbaux. Documentário. 2018. 86min. BRASIL.

Vozes da Floresta. Dir. Betse de Paula. Documentário. 2019. 95min. BRASIL. 

 

Comentários (0)

Faça login para comentar.