Independent Spirit: Uma Noite Dividida
Compartilhe

Pra muita gente, a noite anterior a do Oscar é a grande noite do cinema, e esse ano, com a ausência quase completa do indies americanos na festa mais importante da sétima arte mundial, o Independent Spirit foi ainda mais esperado, e não decepcionou. Se a Rua Beale Falasse até ganhou os dois principais prêmios da noite, mas teve prêmio de sobra espalhado pelos longas indicados.
Barry Jenkins se torna o principal nome da premiação na atualidade, já que faz apenas dois anos saiu da mesma festa com o troféu principal por Moonlight - Sob a Luz do Luar e agora repete o feito, se tornando uma referência para o cinema afro-americano de hoje, um cinema que ainda tem Spike Lee, Jordan Peele, Ava Duvernay, Steve McQueen e muitos outros em plena atividade, e prontos para renovar as narrativas e olhares.
Entre as atuações, Glenn Close e Regina King mantém seu favoritismo para o Oscar, Richard E. Grant é mesmo a principal ameaça a Mahershala Ali e Ethan Hawke o nome que definitivamente faltou entre os indicados da Academia, um vencedor bem melhor competindo contra quem fosse pelo boneco dourado.
Os roteiros de Poderia me Perdoar? e Eight Grade repetem os feitos do sindicato dos roteiristas e voltaram a sair vencedores da festa, mostrando que o primeiro é o rival de Infiltrado na Klan e o segundo seria um belo indicado, que acabou esquecido pelos acadêmicos.
Até pra gente sobrou prêmio. Nosso candidato Sócrates deu ao diretor Alex Moratto o prêmio Someone to Watch, dedicado a profissionais de futuro na indústria. O longa de conteúdo LGBTQI+ já passou pelos Festivais do Rio e Mostra SP mas continua sem previsão de estreia por aqui; isso deve mudar agora, com a premiação, e essa data pode ser anunciada a qualquer momento. E com isso o nome de Moratto sobe tanto por aqui quanto lá fora, com pressão para seu próximo projeto.
Os vencedores:
FILME: Se a Rua Beale Falasse
DIREÇÃO: Barry Jenkins, Se a Rua Beale Falasse
ATOR: Ethan Hawke, First Reformed
ATRIZ: Glenn Close, A Esposa
ATOR COADJUVANTE: Richard E. Grant, Poderia me Perdoar?
ATRIZ COADJUVANTE: Regina King, 'Se a Rua Beale Falasse'
ROTEIRO: Poderia me Perdoar?
PRIMEIRO ROTEIRO: Eight Grade
PRIMEIRO FILME: Sorry to Bother You
FOTOGRAFIA: Suspiria
MONTAGEM: Você Realmente Nunca Esteve Aqui
DOCUMENTÁRIO: Won't you be my Neighbor?
ESTRANGEIRO: Roma
TRUER THAN FICTION: Minding The Gap
BONNIE AWARD: Debra Granik
JOHN CASSAVETES AWARD: En el Septimo Dia
SOMEONE TO WATCH: Alex Moratto, Sócrates
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário