Saltar para o conteúdo

Notícias

A Vida Invisível é o Brasil no Oscar

Acaba de ser escolhido o representante brasileiro no Oscar 2020, e deu Karim Aïnouz na disputa. A Vida Invisível, filme que foi o grande vencedor da Mostra Un Certain Regard no último festival de Cannes, venceu na disputa direta contra o outro favorito, Bacurau de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, e será a nossa esperança na categoria, na festa do próximo dia 9 de fevereiro.

Apesar dos 12 inscritos, todos sabiam que se resumia a Aïnouz e Mendonça/Dornelles a negociação para a decisão, e a produção de Rodrigo Teixeira adaptada do livro de Martha Batalha sobre duas irmãs separadas na juventude pela própria família parece ter tido uma aceitação melhor para seu fim, que é conseguir uma vaga entre um público mutante e imprevisível, que é o responsável por essa categoria no Oscar.

Até agora, cerca de 20 países já escolheram seus candidatos ao próximo Oscar, numa lista que deve passar de 80 submissões, e já tem candidatos fortes como It Must be Heaven de Elia Suleiman (Palestina) e Parasita de Bong Joon Ho (Palma de Ouro para a Coreia do Sul), o favorito da categoria.

As indicações ao Oscar saem dia 11 de janeiro, e no fim de dezembro uma pré lista definirá os 10 candidatos que ainda restarão para tentar a vaga. A última vez que chegamos a essa fase foi com O Ano em que meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hambúrguer, há mais de 10 anos. O último candidato brasileiro, O Grande Circo Místico de Cacá Diegues, não teve aprovação coletiva da opinião pública, sendo uma escolha muito criticada. Esse ano, o filme de Aïnouz vai numa vertente contrária de apoio. 

O filme será lançado pela Amazon Studios nos EUA, que já fez o mesmo anteriormente por Guerra Fria de Pawel Pawlikowski (3 indicações ao Oscar) e O Apartamento de Asghar Fahradi (vencedor do Oscar de estrangeiro). A Vida Invisível terá lançamento marcado para o próximo dia 19 por todo Nordeste, terra de Karim Aïnouz, e se expandirá pro resto do Brasil no dia 31 de outubro. Antes disso, o filme abre o Cine Ceará nessa sexta-feira, e o Cineplayers irá cobrir o festival, conferindo a primeira exibição oficial nacional do nosso representante ao próximo Oscar. 

Comentários (1)

Carlos Eduardo | terça-feira, 27 de Agosto de 2019 - 16:17

Mendonça esnobado de novo. Nunca tinha visto uma briga tão polarizada pela indicação brasileira. Ambos parecem ter cacife pra disputar como mostram os prêmios em Cannes, mas meu coração pernambucano não deixa de estar triste por KMF. Vou ver Bacurau domingo.

Faça login para comentar.