Saltar para o conteúdo

Notícias

Sertânia, de Geraldo Sarno, estará na 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes

O consagrado cineasta baiano Geraldo Sarno, de 81 anos, marca o seu retorno ao cinema com o filme Sertânia, em competição no panorama Olhos Livres da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Abaixo, um trecho do filme, exclusivo para o Cineplayers!

Produzido pela cearense Cariri Filmes e rodado durante quatro semanas nas cidades de Milagres, Brumado e Marcionílio de Souza, no interior da Bahia, a história é sobre Antão, interpretado por Vertin Moura, um homem que nasceu em Canudos e que, após a vida familiar marcada por perdas e pela saída do Nordeste para São Paulo, se vê parte do bando de jagunços de Jesuíno Mourão, papel de Julio Adrião.

Sarno, que já esteve a frente de filmes como ViramundoCoronel Delmiro Gouveia, expande sua temática para além do sertão, enquanto seu personagem agoniza, relembra também sua vida e isso serve de reflexão para o atual estado do país, onde a fome ainda prevalece - mesmo 50 anos depois - e a violência é crescente.

"O que me interessava em SERTÂNIA era menos esse ambiente do cangaço. Claro que ele se passa num mundo de jagunços e coronéis, apreendido em muitas e muitas leituras e no contato direto em filmagens pelo sertão", comenta Geraldo Sarno, e completa "Se eu fosse destacar alguns seriam: a questão do olhar, que atravessa todo o filme, a paternidade, a religiosidade e o tema da casa, de como chegar ao lar, encontrar uma morada na terra. Esses quatro pontos poderiam definir o filme, talvez".

Sertânia tem roteiro do próprio Sarno, fotografia de Miguel Vassy, produção executiva de Bárbara Cariry e conta com Vertin Moura, Julio Adrião, Lourinelson Vladmir, Igor de Carvalho e outros no elenco. 98 minutos, em preto-e-branco.

Comentários (0)

Faça login para comentar.