Saltar para o conteúdo

Notícias

Os melhores documentários e séries sobre jogadores de futebol brasileiros

Após a conquista do Mundial pela Argentina e a coroação definitiva de Lionel Messi nos gramados do Qatar, no final de 2022, o futebol brasileiro chega ao final de mais um ciclo de quatro anos sob desconfiança e em um clima de tristeza que foi agravado com as mortes de Pelé e Roberto Dinamite.

No entanto, os maus resultados recentes não ofuscam a riquíssima trajetória de nosso futebol, que segue sendo um dos principais fornecedores de jogadores para as principais ligas do mundo e também um dos países mais procurados por torcedores, especialistas e apostadores de sites como Pari Match e tantas outras plataformas digitais.

Se você quer se aprofundar sobre a história do futebol brasileiro, com seus ídolos e conquistas, há inúmeros bons filmes e séries documentais sobre o tema – confira uma lista que preparamos para você.

Materiais históricos

Dirigido por Joaquim Pedro de Andrade e lançado nos cinemas em 1962, mesmo ano da conquista do bicampeonato mundial pelo Brasil no Chile, o documentário Garrincha, Alegria do povo é um clássico do cinema nacional brasileiro, admirado e reconhecido para muito além dos fãs de esporte.

De lá para cá, diversos outros filmes levaram a história de nosso futebol ao cinema. Lançado em 2016, Miller & Fried – As origens do país do futebol, por exemplo, traça um panorama histórico muito interessante da chegada do futebol ao Brasil por meio da vida de dois dos seus principais pioneiros, os jogadores Charles Miller e Arthur Friedenreich.

Outra excelente pedida para se refletir não só sobre a origem de nosso futebol como também sobre as conexões deste processo com a História do Brasil é a série de quatro episódios O negro no futebol brasileiro, produzida pela HBO e baseada no livro homônimo do jornalista Mário Filho.

Com direção de Ana Carla Portela e Danielle Rosa, o documentário Telê Santana: meio século de futebol arte também abrange um importante período do futebol brasileiro, narrado a partir da trajetória de um dos maiores, senão o maior, treinador que o país já teve, o "mestre" Telê Santana, responsável pela formação de grandes esquadrões, como a seleção brasileira de 1982 e o São Paulo bicampeão mundial de 1992 e 1993.

Ainda entre as produções sobre grandes nomes de nosso passado, vale conferir o “docudrama” Zico - O filme, de 2003, sobre o grande craque do Flamengo.

Pelé

E se estamos falando de grandes craques, um deles foi inquestionavelmente o maior: Edson Arantes do Nascimento, falecido nos últimos dias de 2022. Sobre “o Rei” há distintas obras cinematográficas, justificando este tópico só para ele.

Destacamos aqui o clássico Isto é Pelé, dirigido pelos prestigiados cineastas Luiz Carlos Barreto e Eduardo Escorel e lançado em 1974, e Pelé Eterno, de Aníbal Massaini Neto, de 2004. Em ambos, o espectador poderá desfrutar de praticamente todas as principais imagens preservadas sobre o maior camisa 10 da História.

Para um olhar mais contemporâneo sobre a trajetória e a carreira do "Atleta do século", vale a pena conferir ainda o filme Pelé, lançado pela Netflix em 2021.

Craques após os anos 1990

Se Pelé e Garrincha reinaram nos anos 1960 e 1970, e Zico nos anos 1980, as décadas de 1990 e 2000 também foram cheias de grandes jogadores, que ajudaram o Brasil a faturar as Copas do Mundo de 1994 e 2002. Alguns deles já foram objeto de produções cinematográficas.

É o caso, por exemplo, da dupla de ataque que liderou o Brasil no título de 2002, Rivaldo e Ronaldo: ambos são retratados em produções recentemente lançadas pela Globoplay.

Com muitas entrevistas e imagens de época, o documentário Ronaldo, o Fenômeno apresenta um panorama da carreira de dos maiores centroavantes brasileiros; já o podcast Rivaldo confidencial aborda a carreira de Rivaldo e uma suposta subestimação e falta de reconhecimento que o craque teria sofrido após se aposentar.

Adriano Imperador, com um documentário da Paramount, e Romário, objeto de uma série da HBO, são outros jogadores de sucesso eternizados em produções audiovisuais - o mesmo também ocorreu com Neymar, que é protagonista de uma série de quatro episódios sobre sua carreira lançada, em 2021, pela Netflix.

Para além do futebol profissional

Para além do futebol profissional, com seus contratos e ligas movimentando bilhões de reais, o futebol é o esporte mais popular do Brasil também por conta de seu desenvolvimento amador, faceta que não foi ignorada por nosso cinema e audiovisual nos últimos anos.

Entre os bons documentários que exploram a paixão dos praticantes não profissionais de futebol no Brasil estão Sapato 36, obra que tematiza o futebol de várzea, Geraldinos, documentário sobre os setores populares dos estádios, conhecidos como gerais, e Ginga, dirigido por Fernando Meirelles.

Já abordando o futebol feminino, modalidade cada vez mais forte no país, infelizmente ainda são poucas as produções, mas vale a pena destacar o filme Heroicas, produzido pela ESPN.

Comentários (0)

Faça login para comentar.