Saltar para o conteúdo

Notícias

Joel Schumacher se queixa: "Batman e Robin nunca foram gays"

Os super-heróis mais famosos da cultura pop são alvos constantes de comentários preconceituosos ou até mesmo identificação (legítima) do universo gay. E um desses alvos prediletos sempre foi o Batman. Principalmente quando acompanhado de seu Menino Prodígio, o Robin. Dado o contexto, o mundo não teve dúvidas sobre as intenções do diretor Joel Schumacher ao realizar uma versão tão colorida, espalhafatosa e cheia de signos fetichistas de um personagem conhecido como o Cavaleiro das Trevas e seu discípulo — que é órfão. 

"Se eu não fosse gay, eles nunca diriam essas coisas", disse Schumacher, em longa e polêmica entrevista à Vulture, porém saindo pela tangente quando perguntado sobre Batman & Robin. O jornalista Andrew Goldman o questionou sobre frases aleatórias que reforçariam a ideia de Bruce Wayne ser um homem gay que não saiu do armário ("Não sou do tipo para casar"). Depois, lembrou teorias de que o batmóvel teria um formato fálico por esse motivo. Eu teria perguntado por que as roupas de couro são tão sexualizadas, com direito a mamilos. 

"Tudo começou bem antes de mim. Muito antes de mim, alguém escreveu toda uma história sobre a verdadeira mensagem dos contos de fadas e histórias para crianças. Branca de Neve seria todo sobre madrastas ruins. E Batman e Robin, dois homossexuais morando em uma caverna, vivendo juntos. Sempre houve essa coisa sobre Batman e Robin serem gays", disse Schumacher, negando totalmente a existência de qualquer subtexto homoafetivo. Então, ele entra em terreno árido.

"Nunca pensei que Batman e Robin fossem gays. Havia muitas pessoas, uma comunidade em particular, que eu poderia dizer que queriam muito que George Clooney fosse gay", disse o cineasta, sendo perguntado pelo jornalista se ele se referia a toda a comunidade gay ou a alguém em específico. "Bem, as únicas pessoas que já disseram isso para mim foram, definitivamente, homens gays. Acho que isso acontece com pessoas que são símbolos sexuais que estejam na lista de desejos de alguém", concluiu.

Curiosamente, o que Joel Schumacher admite é que Batman & Robin jamais deveria ter acontecido, haja vista o fato de seu longa-metragem anterior, Batman Eternamente, já ter sido "o filme mais barato" do Homem-Morcego já feito. Mas o pior foi mesmo o filme da Dupla Dinâmica com um grande elenco estrelado por George Clooney, Chris O'Donnel, Alicia Silverstone, Uma Thurman e Arnold Schwarzenegger: 28 no Metacritic, 11% no Rotten Tomatoes e o escrutínio geral do público.

Comentários (0)

Faça login para comentar.