Saltar para o conteúdo

Notícias

Um Guia para cinéfilos na Black Friday

Mais uma Black Friday está chegando e nós, do Cineplayers, recebemos uma missão do Promobit que não poderíamos deixar passar: criar um guia prático para ajudar cinéfilos a não ficarem perdidos entre tanta tentação consumista e montar um verdadeiro cinema em casa, mas sem precisar ganhar na loteria para isso e nem desperdiçar comprando aquilo que não precisa.

Vamos lá, começando pelo básico.

Não estamos mais na época das TVs de tubo, onde escolhíamos apenas o tamanho em polegadas e o resto era história para família contar aos domingos. Vieram as telas planas, depois o Widescreen, aí chegaram as TVs em alta definição… Passamos pelo Full HD e hoje já temos 4K, HDR, HDMI, aplicativos nativos e muito mais. Porém, escolher uma não precisa ser tão complicado assim. Pense, espere a Black Friday e compre a melhor TV em promoção possível.

A primeira decisão que você deve tomar é em relação ao tamanho da sua tela. Ele vai depender do espaço físico disponível - Sala? Grande, pequena? Quarto? Cozinha? Banheiro? Varanda? - e de quão próximo você irá sentar da TV. Quanto mais perto, menos resolução precisa, quanto mais longe, mais resolução será necessário para não perder qualidade de imagem. O padrão do mercado hoje é 4K, já preparando para o futuro, mas ainda se acha muitas TVs em Full HD e até mesmo em HD, principalmente nas de até 32”. Todos os tipos de TV você encontra no Promobit.

Vale lembrar também que é necessário consultar a resolução disponível do serviço que irá consumir. Se contratar uma TV a cabo, trate de se informar se ela disponibiliza uma imagem em 4K. O mesmo para os serviços de streaming, videogames, reprodutores de filmes ou qualquer outro equipamento que possa vir a utilizar nela. Se quiser jogar em 4K, não adianta comprar uma TV Full HD. Se quiser ver um filme em 4K, também não. A TV precisa ser compatível com a fonte. Cinéfilos costumam comprar bastante filmes e a mídia mais consumida no Brasil ainda é o DVD, então fique atento e pesquise se a sua TV alvo tem um bom upscaling* - sim, o Promobit também compila promoções em DVD.

*imagens em resoluções menores ajustadas à resolução da TV; nem todas fazem um bom trabalho assim.

A segunda é o tipo de tela. LED são as mais em conta do mercado e as mais baratas, enquanto as OLED tem cores mais fortes, pretos mais firmes, porém de preço bem mais elevado. Há também os mais entusiastas e fãs de projetores - hoje muito mais eficientes e acessíveis. Pense naquilo que irá te atender melhor de acordo com sua verba e uso - também já tiveram diversas promoções de projetores no Promobit.

É necessário também olhar os modelos das TVs. Vamos pegar por exemplo uma das mais populares, a Samsung 7100. O 7 desse número corresponde ao modelo da TV, enquanto o 100 sua versão. No primeiro número, quanto maior, mais moderna a linha da TV será, enquanto o segundo corresponde aos recursos nela disponíveis. Cada marca possui sua nomenclatura, mas todas seguem mais ou menos um padrão parecido. Vai da necessidade de cada um: você precisa de uma TV moderna, cheia de recursos? Quais aplicativos você quer que ela seja compatível? Você irá usar Telecine, YouTube, Netflix, Amazon Prime etc? Ela tem Wi-Fi? Você exige uma configuração de imagem mais meticulosa ou irá usar as padrões que já vem na TV? Quantos HDMI irá utilizar? Irá se preparar para os videogames da próxima geração? Tudo isso é levado em conta ao escolher o modelo.

Comprada a TV na Black Friday, é hora de escolher o som. Os mais exigentes irão pegar um receiver para ligar todos os seus eletrônicos nele, mas o custo dessa brincadeira é bem elevado. Para os mais humildes, hoje em dia existem duas opções mais em conta: o Home Theater, que ocupa um espaço elevado na sua residência e pode também encher a área com fios, mas prover um som mais fiel, e a soundbar, que é uma das minhas preferidas hoje em dia pela praticidade tanto do espaço - é literalmente uma barra que fica junto à TV - quanto pelo preço. É um excelente custo benefício, principalmente para você que também tem criança pequena em casa e não é tão exigente com fidelidade sonora assim.

Mas um cinema caseiro de verdade não existe sem um bom sofá - ou uma boa poltrona. Convenhamos, quando ligamos aquele filminho queremos estar em um local confortável. Alguns gostam de ficar sentados, outros deitados, outros ainda preferem ficar sentados com os pés esticados… Não importa como - e não é brincadeira -, mas o Promobit também reúne uma série de sofás, dos mais simples aos mais ostentosos. Dependendo do tamanho do seu projeto, tem também decoração - quadros, action figures, livros etc - e até cerveja (!!!).

O Promobit, além de um site super fácil de usar, conta também com aplicativo para Android e para iOS, que você pode baixar de acordo com o tipo de telefone celular que tenha. No Promobit é possível criar uma lista de desejos, não apenas de TVs, mas de qualquer produto que queira comprar. Sério, tem praticamente todos os descontos do Brasil lá. Se algum dos itens da sua lista de desejos entrar em promoção, você será notificado. Ajuda, viu. E muito.

Lembrando que se você já decidiu comprar algo, não custa nada também dar uma passadinha por lá para conferir se não tem nenhum cupom de desconto ativo que possa ser usado também.

Não há mais desculpas para não economizar.

Comentários (0)

Faça login para comentar.