Saltar para o conteúdo

Notícias

Começa o 1º Cabíria Festival no Rio de Janeiro

Começa hoje o 1º Cabíria Festival, evento que fomenta, discute e prestigia a participação de mulheres no audiovisual nacional. Expansão do Cabíria Prêmio de Roteiro, que desde 2015 incentiva a valorização de mulheres na frente e detrás das câmeras, o evento tem início pela tarde, com painéis sobre gênero, diversidade e iniciativas afirmativas na televisão e no cinema brasileiro. A cerimônia de abertura ocorre à noite, na Cinemateca do MAM, com a exibição dos curtas O Mundo de Dentro, filme experimental de ninguém menos que Adélia Sampaio, e Alfazema, ficção de Sabrina Fidalgo. 

O Cabíria ocorre entre os dias 22 e 26 de novembro, com programação gratuita e o orgulho de ter sido viabilizado graças a muitas parcerias e quase 300 apoiadores, por meio de uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo. Atrizes, diretoras, roteiristas, produtoras e demais profissionais mulheres do audiovisual também se engajaram para arrecadar fundos e farão participação especial no evento, que estará de portas abertas para todos, sem distinção de gênero. Entre elas, as cineastas Lúcia Murat (Praça Paris) e Adélia Sampaio (O Mundo de Dentro) primeira diretora negra brasileira a realizar um longa de ficção, Amor Maldito (1984), obra e cineasta recentemente homenageadas na 3ª Mostra Sesc de Cinema.

O evento também terá participação da produtora Debora Ivanov (ex-diretora da Ancine) e da diretora de Políticas Audiovisuais da Spcine, Malu Andrade; das atrizes Bruna Linzmeyer (O Grande Circo Místico), Karine Teles (Benzinho), Maeve Jinkings (Aquarius) e Suzana Pires (Casa Grande); da multifacetada Cleo, que apresentará sua plataforma digital, Cleo On Demand, ao lado da atriz vencedora do Prêmio Shell de Teatro, Vilma Melo; e de diversas cineastas expoentes da nova geração, como Carol Rodrigues (3%), Beatriz Seigner (Los Silencios), Eliza Capai (Espero Tua (Re)volta), Alice Riff (Meu Corpo é Político) e tantas outras profissionais do audiovisual brasileiro.

O festival tem objetivo de se firmar no calendário anual de eventos do Rio de Janeiro com uma programação voltada para o debate sobre gênero e diversidade na cadeia produtiva do audiovisual. O público terá a oferta de uma ampla programação com obras de cineastas mulheres em sessões de longas e curtas-metragens, seguidas de debates com as realizadoras, painéis, oficinas e masterclasses diversas, voltadas para estimular a rede de cineastas mulheres, enriquecer a formação profissional das participantes e provocar reflexões inerentes ao feminino, dos desafios da maternidade à ocupação feminina em cargos de decisão. O Cabíria Prêmio de Roteiro também cresceu junto à expansão do projeto, celebrando roteiros de longas e as novas categorias de pilotos de série, e de argumentos infantojuvenis.

O 1º Cabíria Festival é uma realização de Marília Nogueira, da Ipê Rosa Produções, e Vânia Matos, da Laranjeira Filmes. Confira a programação completa em seu site oficial e redes sociais.

Comentários (0)

Faça login para comentar.